O Bitcoin (BTC) permanece estável na manhã desta quarta-feira (7), assim como no início da semana, mas investidores estão preocupados com a movimentação nas mineradoras de criptomoedas.
Segundo relatório da CryptoQuant, as empresas aumentaram as vendas de suas reservas – unidades de BTC não vendidos mantidos em carteiras digitais associadas a essas companhias.
Somente em 2024, 8,4 mil Bitcoins guardados foram vendidos, o que baixou o nível das reservas para 1,8 milhão de unidades, o menor desde junho de 2021.
De acordo com analistas, esse aumento nas vendas pode ter colaborado com a queda recente da cripto após a aprovação do primeiro lote de ETFs (fundos de índice) spot dos Estados Unidos, na segunda semana de janeiro.
Por volta das 8h, o BTC é negociado a US$ 43.086, com leve alta de +0,40% nas últimas 24 horas. Na semana, o ativo digital entrega ganhos de apenas +0,7%. No acumulado do mês, a cripto cai -2%.
Motivos
Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da gestora VanEck, disse para a Bloomberg que as “mineradoras começaram a vender mais de suas moedas para reforçar os balanços e financiar o investimento de crescimento antes de tempos mais difíceis para as margens, quando as recompensas dos blocos forem reduzidas pela metade em abril”.
Sigel se refere ao halving, evento quadrienal que reduz pela metade a quantidade de Bitcoin que os mineradores recebem para “trabalhar” na blockchain da criptomoeda, previsto para abril deste ano. Como consequência, a mundança também reduz a emissão de BTC, o que dá o carater deflacionário para o ativo.
Altcoins
As criptomoedas com maior valor de mercado operam mistas nesta manhã. O Ethereum (ETH), que pode ser o próximo da fila a ganhar um ETF spot nos Estados Unidos, sobe +1,40%.
A Solana (SOL) também opera com leve alta de +0,20% nesta manhã, depois de sofrer um pena ontem e interromper o funcionamento da rede. Não foi a primeira vez que o projeto cripto registrou problemas.
Em Wall Street, as índices futuros dos também EUA operam mistos, com os investidores analisando outra leva de resultados trimestrais no meio da temporada de lucros corporativos.
Dow Jones Futuro sobe +0,03%, Nasdaq Futuro avança +0,04% e S&P 500 Futuro registra queda de-0,01%.
Fonte: InfoMoney