O Bitcoin (BTC) opera com leve baixa na manhã desta sexta-feira (15), na contramão dos índices futuros de Wall Street, que sobem em meio ao otimismo com as recentes notícias da política monetária dos Estados Unidos.
Por volta das 8h, o BTC é negociado a US$ 42.874, com desvalorização de 0,10%. Dow Jones Futuro avança 0,25%, S&P 500 Futuro registra alta de 0,23% e Nasdaq Futuro salta 0,27%.
Na quarta-feira (13), os membros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) afirmaram que os dados recentes e os esforços para conter a inflação no país estão dando certo, o que abre caminho para cortes nos juros em 2024.
Apesar da leve queda de hoje, no longo prazo a expectativa é positiva para o setor cripto, segundo especialistas.
“É possível afirmar que os dados anunciados são significativos. Eles indicam que a economia (dos EUA) está trilhando um caminho saudável, sugerindo que não há necessidade imediata de ultrapassar o teto de juros estabelecido. Essa é uma notícia positiva para diversos setores, incluindo o mercado de criptomoedas”, disse Tasso Lago, especialista em criptoativos e fundador da Financial Move.
Reduções nas taxas básicas de juros costumam atrair investidores para produtos de renda variável, como ações e criptomoedas. Na contramão, os títulos de renda fixa do governo norte-americano – os famosos Treasuries – tendem a ficar menos atrativos.
As principais altcoins operam mistas nesta manhã. O Ethereum (ETH) recua 3,30% e a Cardano (ADA) encolhe 2,20%. O XRP (XRP), por outro lado, sobe 0,20%.
Um dos destaques do dia foi a criptomoeda Bonk (BONK), a principal memecoin baseada na rede da Solana (SOL). O ativo digital disparou 80% nas últimas 24 horas. Na semana, a alta passa dos 120%.
A decolagem no preço ocorreu porque ontem a corretora de capital aberto Coinbase listou o token em sua plataforma.
Fonte: InfoMoney