Black Friday ajuda e vendas do varejo sobem 2,1% em novembro, segundo indicador

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Black Friday ajuda e vendas do varejo sobem 2,1% em novembro, segundo indicador

15/12/2021

Compartilhe:

A Black Friday ajudou a interromper seis resultados negativos de vendas no varejo. No mês passado, as vendas do comércio subiram 2,1%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020. Os dados são do ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), divulgado hoje.

 

Entre os fatores que ajudaram nesse desempenho estão as vendas da Black Friday e efeito de calendário (uma terça-feira a mais e um domingo a menos que em novembro de 2020).

 

“Um possível fator que colaborou com o fechamento positivo do índice foi a diluição das vendas relacionadas à Black Friday durante todo o mês de novembro. Isso ficou comprovado porque o crescimento das vendas no final de semana da Black Friday em si foi inferior ao apurado no restante do mês”, disse Pedro Lippi, head de inteligência da Cielo.

 

Por outro lado, segundo ele, o varejo ainda se encontra abaixo do patamar observado no mesmo período em 2019. O IPCA apontou alta de 10,74% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,95% em novembro.

 

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 12,1%, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

 

Avanço setorial

De acordo com os dados do ICVA, todos os macrossetores apresentaram aceleração em novembro. Em Bens Não Duráveis, o segmento que se destacou foi cosméticos e higiene pessoal.

 

No macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, os destaques foram ótica e joalherias. Já em Serviços, o destaque positivo foi turismo e transporte.

 

Fonte: 6 Minutos/ UOL

MAIS

Notíciais Relacionadas