Bolsas da Europa fecham em alta após dados reforçarem aposta por fim do ciclo de aperto de juro

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Bolsas da Europa fecham em alta após dados reforçarem aposta por fim do ciclo de aperto de juro

17/11/2023

Compartilhe:

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira, 17, após dados econômicos fracos reforçarem a perspectiva de que os BCs locais provavelmente não voltarão a elevar juros. As expectativas dovish prevaleceram, a despeito das falas de banqueiros centrais que sinalizaram para a manutenção da política monetária restritiva por mais tempo. Em destaque, o mercado acionário de Madri encostou os maiores níveis em mais de três anos, após reeleição de Pedro Sánchez como primeiro-ministro.

 

A taxa anual da inflação na zona do euro desacelerou fortemente em outubro, a 2,9%, segundo leitura final da Eurostat. A Oxford Economics acredita que essa tendência deve se manter adiante, com o índice de preços desacelerando a um avanço abaixo de 2% ao ano por volta do terceiro trimestre de 2024.

 

Apesar disso, integrantes do Banco Central Europeu (BCE) mantiveram postura cautelosa. O dirigente Robert Holzmann afirmou que o banco central não reduzirá as taxas de juros no segundo trimestre do próximo ano e que as expectativas do mercado para uma redução são prematuras, reportou a Bloomberg.

 

O dirigente Joachim Nagel também voltou a descartar possibilidade de cortes de juros em breve, reiterando a posição do BCE de que juros terão que permanecer restritivos pelo tempo apropriado para reduzir a inflação à meta de 2% ao ano.

 

Na Bolsa de Frankfurt, o DAX subiu 0,84%, aos 15.919,16 pontos; em Paris, o CAC 40 avançou 0,91%, aos 7.233,91 pontos; em Milão, o FTSE MIB ganhou 0,82%, aos 29.498,43 pontos; e, em Lisboa, o PSI 20 subiu 0,53%, aos 6.280,56 pontos. As cotações são preliminares.

 

Em Madri, o Ibex tinha ganho de 0,97%, aos 9.761,40 pontos – maior patamar desde fevereiro de 2022. O resultado ocorre na esteira da reeleição de Sánchez na quinta-feira, depois de meses de imbróglio no Congresso para formar um novo governo.

 

Fora da zona do euro, o índice FTSE 100 (Londres) fechou em alta de 1,26%, aos 7.504,25 pontos. As ações de BP (+1,99%) e Shell (+2,07%) estiveram entre os destaques do dia, na esteira da escalada firme do petróleo.

 

As vendas no varejo do Reino Unido caíram mais que o esperado em outubro, em outro sinal de desaceleração econômica no continente.

 

Assim, investidores aparentam ter colocado em segundo plano as declarações do vice-presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Dave Ramsden, de que não descarta elevar juros no futuro.

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo
Extraído de InfoMoney

MAIS

Notíciais Relacionadas