Esta semana vai ter intensa para os investidores mais atentos. Decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos vão marcar a superquarta, enquanto dados financeiros de empresas big techs americanas serão olhados de perto e, para completar, inicia a temporada de balanços brasileira.
Decisões de política monetária em foco
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) deve manter as fed funds na faixa atual, entre 5,25% e 5,5%, estimam analistas de mercado, mesma decisão de dezembro.
Para os juros brasileiros, o consenso é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central irá reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual, mesma magnitude da reunião anterior, com a taxa caindo de 11,75% para 11,25% ao ano.
Calendário também terá dados de emprego no Brasil e nos EUA
A resiliência do mercado de trabalho local e americano será testada nos novos dados. A terça será de dados da oferta de emprego JOLTs de dezembro, na quarta, a variação de empregos privados Automatic Data Processing (ADP) de janeiro será foco dos investidores, enquanto o relatório de empregos payroll de janeiro será divulgado na sexta. O payroll de dezembro apontou para a criação de 216 mil vagas não agrícolas.
Na agenda local, os dados de emprego formal com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de dezembro serão relevados pelo Ministério do Trabalho na quarta, assim como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Divulgações de balanços
Companhias de tecnologia globais vão divulgar dados trimestrais na próxima semana, em meio ao início da temporada de balanços no Brasil. A terça-feira, 30, será de divulgação de balanços de Indústrias Romi (BVMF:ROMI3), Microsoft (NASDAQ:MSFT), Alphabet (NASDAQ:GOOGL), AMD (NASDAQ:AMD), Pfizer (NYSE:PFE), Starbucks (NASDAQ:SBUX) e General Motors (NYSE:GM).
Na quarta, 31, será a vez da Boeing (NYSE:BA) e do banco Santander Brasil (BVMF:SANB11). Empresas como Apple (NASDAQ:AAPL), Amazon (NASDAQ:AMZN), Banco Pan (BVMF:BPAN4) e BR Partners (BVMF:BRBI11) reportam dados financeiros na quinta, 01º de fevereiro, enquanto Exxon Mobil (NYSE:XOM) e Chevron (NYSE:CVX) relatam na sexta, 02.
Fonte: Investing.com