A cana-de-açúcar foi o maior destaque na criação de vagas no estado de São Paulo em setembro, com a geração de 1,16 mil novos postos com carteira assinada, segundo o painel do mercado de trabalho do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), com base no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
“A cultura da cana-de-açúcar continua sólida no estado, criando empregos e gerando investimentos”, afirma o presidente da Faesp, Fábio de Salles Meirelles.
De maneira geral, o setor agropecuário paulista fechou com queda de 2,31% nos estoques de emprego em setembro, comparando-se ao mesmo mês de 2021, mantendo 365,96 mil empregos ativos.
Considerando-se todo o país, ainda de acordo com os dados do Novo Caged, a atividade canavieira também foi a que mais criou vagas em setembro, com 4,84 mil.
No total da agropecuária, foram gerados 9,47 mil empregos com carteira assinada em setembro de 2022, saldo das 99,96 mil admissões e dos 90,49 mil desligamentos. Em relação a setembro do ano passado, as admissões do setor registram ligeira queda de 0,36%, enquanto os desligamentos aumentaram em 1,37%.
Até o momento, os resultados nacionais superam os de 2021 em todos os meses considerados, sinalizando a recuperação do setor agropecuário em termos de geração de empregos. O estoque de 1,8 milhão de empregos ativos em setembro de 2022 é 3,86% superior ao do mesmo período de 2021 e de 0,53% em relação ao mês anterior.
Fonte: NovaCana