A China divulgou nesta quinta-feira (15) uma série de indicadores que apontam que a economia ainda está crescendo, embora a taxas menores que o esperado. A produção industrial do país, por exemplo aumentou 3,5% em relação a maio de 2022, enquanto as vendas no varejo avançaram 12,7% em maio em termos interanuais. Os dois dados vieram mais fracos que os registrados em abril.
Em ambos os casos, os indicadores também ficaram abaixo do previsto pelo consenso Refinitiv, que estimava produção 3,6% maior e vendas 13,6% mais fortes no mês.
Além de ter ficado ligeiramente abaixo da projeção, o crescimento da produção industrial de maio foi 2,1 pontos menos intenso que o registrado em abril, quando o indicador subiu 5,6% ante o mesmo mês do ano anterior.
Segundo os dados do NBS, o escritório nacional de estatísticas chinês, as vendas varejistas também recuaram ante os dados de abril, quando o indicador mostrou alta de 18,4%. No período de janeiro a maio, as vendas no varejo de bens de consumo do país aumentaram 9,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Desemprego estável
Já a taxa de desemprego na China entre a população com idades entre 25 e 59 anos, que compõem a maioria do mercado de trabalho, caiu marginalmente, de 4,2% para 4,1%, segundo o NBS.
A taxa de desemprego pesquisada nas 31 principais cidades ficou em 5,5%, permanecendo inalterada em relação ao mês anterior.
Fu Linghui, porta-voz do NBS, disse em entrevista coletiva que a situação do emprego está melhorando no geral, mas que a pressão sobre a oferta total de empregos e as questões estruturais não devem ser negligenciadas.
Segundo a agência de notícias Xinhua, ele observou ainda que a pressão de emprego continua alta para os jovens e há escassez de trabalhadores altamente qualificados.
A China tem mais de 96 milhões de jovens entre 16 e 24 anos em maio, e mais de 33 milhões deles entraram no mercado de trabalho, segundo Fu. Desses jovens, mais de 26 milhões encontraram emprego, enquanto cerca de 6 milhões ainda estão procurando trabalho.
Fonte: InfoMoney