O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da China recuou 0,5% em abril em relação ao mês anterior e, com isso, acelerou a deflação anualizada,de 2,5% em março para 3,6% em abril, informou nesta quinta-feira (11) o NBS, o escritório nacional de estatísticas. O consenso Refinitiv esperava uma queda anualizada de 3,2% nos preços na porta da fábrica.
Dong Lijuan, chefe do escritório oficial de estatísticas disse à agência de notícias Xinhua que o indicador foi afetado pela flutuação dos preços internacionais das commodities, pela fraca demanda nos mercados interno e externo e pela alta base de comparação com o mesmo período do ano passado.
O PPI para a indústria de extração de petróleo e gás caiu 16,3% em termos anuais, enquanto a inflação ao produtor na indústria de fundição e prensagem de metais não ferrosos recuou 8,6% na mesma comparação.
Enquanto isso, os preços da indústria agrícola e de processamento de alimentos secundários aumentou 1,1% ano a ano. O PPI específico de comunicações por computador e outras indústrias de equipamentos eletrônicos caiu 0,7% ante abril de 2022.
Segundo o NBS, o efeito residual dos movimentos de preços do ano passado contribuiu com cerca de 2,6 pontos percentuais para o declínio anualizado do PPI em abril.
Fonte: InfoMoney