Segunda-feira (9)
Sul
O tempo firme permanece predominando entre a Campanha Gaúcha, sul e leste do Rio Grande do Sul e fica ensolarado em grande parte de Santa Catarina e sul do Paraná. Nas demais regiões, pancadas de chuva e trovoadas.
Sudeste
A chuva ocorre em todo o Sudeste, sendo mais forte e volumosa no norte paulista, Vale do Paraíba, sul e leste de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há condições para temporais e trovoadas nessas áreas. No Espírito Santo, chuva mais isolada.
Centro-Oeste
O tempo firme perde força em Mato Grosso do Sul e a chuva retorna em grande parte do estado, mas de forma isolada. Em Mato Grosso e em Goiás, chuva mais forte, com condições para trovoadas.
Nordeste
Sem grandes mudanças, a chuva permanece ocorrendo em grande parte do Nordeste, com os maiores volumes no sul do Maranhão e do Piauí. Na faixa leste, tempo firme e variação de nuvens.
Norte
Sem mudanças, a chuva permanece ocorrendo em toda a Região. Os maiores acumulados de chuva são no Amazonas, Acre, sul do Pará e Roraima.
Terça-feira (10)
Sul
A presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), combinada com o corredor de umidade que vem da Amazônia e a presença de uma baixa pressão na Argentina favorecem a formação de nuvens carregadas em praticamente toda a Região. A chuva é mais volumosa e forte no Paraná. Já em Santa Catarina, céu nublado e pancadas passageiras. No Rio Grande do Sul, tempo firme na região de Uruguaiana e no litoral norte. Nas demais regiões gaúchas, céu encoberto e chuva fraca. Há possibilidade de trovoadas.
Sudeste
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se desconfigura nesta terça-feira, mas ainda chove em toda a Região. As instabilidades são associadas ao corredor de umidade que vem da Amazônia combinada com a circulação de ventos e a presença de um cavado meteorológico. A chuva é volumosa e ocorre em forma de pancadas pontualmente fortes em todo o estado de São Paulo, com destaque para o norte paulista, Vale do Paraíba e litoral. Chove forte também entre o Triângulo Mineiro, região central e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Centro-Oeste
A ZCAS se desconfigura nesta terça-feira, mas instabilidades associadas a alta umidade, calor, circulação de ventos e a presença de um cavado permanecem predominando em toda a Região. As pancadas ocorrem intercalando breves momentos de aberturas de sol, mas há condições para trovoadas e temporais pontualmente fortes.
Nordeste
A chuva mais forte e volumosa permanece concentrada no sul do Maranhão, Piauí e entre o oeste e sul da Bahia. Nas demais regiões, céu nublado com possibilidade de pancadas rápidas, mas intercalando momentos de melhorias.
Norte
Chuva mais volumosa e com temporais em Amazonas, Roraima e no Tocantins. Já no Amapá, Pará e no Acre, chuva intercalando breves momentos de melhorias e sol. As temperaturas são elevadas e a sensação é de abafado.
Fonte: Canal Rural