A semana chega ao fim com tempo instável, formação de nuvens carregadas e com chuva pela em áreas do Norte e Nordeste, no Goiás, São Paulo e Paraná na manhã desta sexta-feira (10). A partir do período da tarde, a previsão do tempo indica que essa chuva se espalhe por uma área ainda maior no país.
Há potencial para pancadas com volumes expressivos, apesar de intercaladas com períodos de sol e calor, no noroeste de Mato Grosso e no sul de Rondônia. Acre, oeste do Amazonas, leste do Pará, boa parte do Maranhão e norte do Tocantins, assim como o centro e leste de São Paulo e o sul de Minas Gerais, têm previsão do tempo similar para hoje.
Nessas áreas são esperados volumes acima dos 30 milímetros e não se descarta o risco de algum transtorno. Temporais também podem ser registrados na tarde de hoje desde Cuiabá até o Rio de Janeiro. E passando por áreas do norte paulista e do Triângulo Mineiro. Dessa forma podem ocorrer, chuva com ventos, trovoadas, descargas elétricas e eventual queda de granizo devido às altas temperaturas.
Chuva x tempo seco
Por outro lado, tempo seco, quente e com baixos índices de umidade relativa do ar (UR) em praticamente toda a Bahia, oeste de Pernambuco, norte de Minas Gerais, nordeste de Goiás e em praticamente todo o território gaúcho. Inclusive, o Rio Grande do Sul vive situação de alerta, com índices de UR abaixo dos 20% — principalmente na Fronteira Oeste.
Fonte: Canal Rural