A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue por mais um dia sobre o Norte e o Nordeste. Conforme indica a meteorologia para esta quinta-feira (30), esse sistema será responsável por levar chuva para as duas regiões.
De acordo com a previsão do tempo para o dia, os acumulados em áreas nortistas e nordestinas podem chegar a 80 milímetros (mm). Esse volume é aguardado, sobretudo, no norte do Pará e na faixa de caatinga que compreende a divisa entre três estados: Ceará, Pernambuco e Piauí.
Nesse sentido, Porto de Moz (PA) aparece como o município que mais receberá chuva nas próximas 24 horas: justamente 80mm. Juazeiro do Norte (CE) e Picos (PI) aparecem na sequência, com 70mm previstos até o início de sexta-feira (31) em cada uma delas, segundo a previsão do tempo.
No Rio Grande do Sul, contudo, a quinta tende a ser marcada além da chuva, sendo que o estado deve ter de 20 a 50mm. Isso porque um jato subtropical e a umidade proveniente da Amazônia deixam o tempo instável no território gaúcho. Dessa forma, há chance de vendaval e eventual queda de granizo.
Por outro lado, o tempo firme vai predominar no oeste do Paraná, assim como no oeste de São Paulo e no oeste de Minas Gerais. A mesma condição, a saber, é aguardada para a Bahia, o centro-sul do Tocantins, Mato Grosso do Sul e leste de Mato Grosso.
Mais chuva volumosa e nova frente fria
De sexta até a próxima terça-feira (4), a previsão do tempo indica, por ora, que os maiores volumes devem ser registrados no Amazonas, Pará, norte do Maranhão, Piauí e Ceará. Em geral, os acumulados podem chegar até a 150mm.
Para os próximos cinco dias, a expectativa é de acumulados de até 70mm no noroeste do Rio Grande do Sul, na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, noroeste de Mato Grosso, Acre, Rondônia e norte do Piauí.
O tempo mais firme é aguardado, contudo, em Mato Grosso do Sul, Goiás, norte de Minas Gerais e Bahia.
Fonte: Canal Rural