Sul
O tempo segue firme nesta sexta-feira, 14, devido à presença de uma massa de ar seco de origem polar. Há condição para formação de geada nas serras gaúcha e catarinense, assim como no sul do Paraná.
De forma geral, o friozinho continua pela manhã nos três estados, mas a tarde será mais quente, com os ventos que passam a mudar de direção, configurando aumento de amplitude térmica.
Apenas no litoral do Paraná é que tem alguma condição para chuva, embora a quantidade de nuvens aumente no interior do estado até o fim do dia. Atenção à queda na umidade relativa do ar, sobretudo no território gaúcho.
Sudeste
A previsão é de chuviscos e muita nebulosidade no litoral da região Sudeste, por causa da umidade que sopra do mar contra a costa. No interior, predomina o ar seco, e sem chuva.
Atenção à maior amplitude térmica, com manhã e noite mais frias e tarde mais agradável, com a presença do sol no interior da região. Além disso, os índices de umidade relativa do ar caem no norte de São Paulo e no oeste e norte de Minas Gerais. Dessa forma, fica a recomendação para muita hidratação e proteção solar.
Centro-Oeste
Na sexta-feira, uma grande massa de ar seco inibe a formação de nuvens carregadas sobre a maior parte do Brasil Central. Dessa forma,, o sol predomina e as temperaturas da tarde se elevam, à medida que a umidade relativa do ar também cai.
No final do dia, as nuvens aumentam e tem previsão de chuva isolada no sul de Mato Grosso do Sul, por causa de uma área de instabilidade no Paraguai.
Nordeste
Uma frente fria na costa na altura do sul da Bahia ajuda a espalhar pancadas de chuva em todo o litoral deste estado. Outras áreas de instabilidade ajudam a deixar o tempo instável e com chuva, que pode ser forte e volumosa, desde o oeste do Maranhão até o norte de Alagoas, assim como no nordeste da Bahia e Sergipe. Por conta do solo encharcado dos dias anteriores, não estão descartados transtornos pontuais, especialmente em João Pessoa.
Norte
Na sexta-feira, a combinação de calor e umidade favorecem pancadas de chuva pela tarde desde o Acre até o Pará, mas o tempo segue firme na maior parte do Tocantins, sudeste do Pará e Rondônia. Atenção ao grande acumulado previsto entre o sul do Amapá e o norte paraense.
Fonte: Canal Rural