Saiba como o clima irá se comportar nesta terça-feira (12) em todas as regiões do Brasil:
Sul
Mais um dia de tréguas no Sul do Brasil com a atuação de uma massa de ar seco que mantém o tempo firme em quase toda a região nesta terça-feira. Com o predomínio do sol, o calor segue aumentando. Chuvas rápidas e sem grande intensidade são esperadas apenas no litoral do Paraná no leste de Santa Catarina, nada que deva chamar muito a atenção.
Sudeste
Pancadas de chuva ainda persistem sobre boa parte do Sudeste por conta da frente fria subtropical que já se afasta da costa, porém, junto com um cavado em níveis médios da atmosfera, temporais ainda podem atingir o norte do Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo e o centro de Minas Gerais. Enquanto isso, o tempo firme volta a predominar no centro e oeste paulista com a chegada de uma massa de ar seco. Mesmo com as chuvas em algumas áreas, o calor se espalha pela região.
Centro-Oeste
O tempo firme continua se espalhando por Mato Grosso do Sul e chega até o extremo sul de Mato Grosso também. Porém, nas demais áreas da região, a chuva continua em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria. Temporais podem atingir o estado de Goiás e o Distrito Federal ao longo do dia, não se descartando a possibilidade de transtornos como pontos de alagamento. O calor continua e até serve como combustível para as tempestades de fim de tarde.
Nordeste
O tempo firme ainda predomina na maior parte do Nordeste devido à presença de uma massa de ar seco capaz de inibir a formação de instabilidades. Chuvas muito rápidas e sem altos acumulados são esperadas apenas no oeste e norte do Maranhão, no litoral do Piauí e no extremo sudoeste da Bahia. O calor segue intenso e a umidade do ar muito baixa, importante manter a hidratação.
Norte
O tempo segue instável e pancadas de chuva ainda se espalham pelo Norte do país nesta terça-feira. Volumes elevados podem ser registrados no Acre, Amazonas, Rondônia e Pará devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica junto com a umidade e o calor. Só não deve chover no leste do Tocantins com a presença de uma massa de ar seco atuante no Nordeste.
Fonte: Canal Rural