A chuva atingiu quase 100 milímetros em alguns pontos do Matopiba – região que engloba partes dos estados de Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia -, por conta do avanço de uma frente fria. Embora o volume seja bem-vindo para a recuperação da reserva hídrica do solo, nos centros urbanos há chance de transtornos por causa do excesso de água.
Nesta quinta-feira (4), a chuva será intensa e volumosa sobre Tocantins, norte de Goiás e de Minas Gerais, Distrito Federal e todo o estado da Bahia. Atenção para altos volumes de chuva, principalmente em Salvador.
Nas demais áreas da região Norte e nos estados de Mato Grosso, Piauí, Maranhão e Goiás, a chuva acontece de forma isolada, mas acompanhada por trovoadas. No litoral do Sudeste, o tempo firme passa a predominar, o sol aparece entre poucas nuvens ao longo do dia e as temperaturas sobem à tarde. Não há previsão de chuva para São Paulo, Triângulo e sul de Minas Gerais, e a sensação de calor fica cada vez mais presente.
Mais chuvas
No Paraná, Santa Catarina e norte e leste do Rio Grande do Sul, o tempo instável predomina. Nessas áreas, a chuva ocorre de forma localizada e com trovoadas.
Ao longo da semana, o destaque especial fica para a chuva intensa esperada na Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão e no Tocantins, devido a um corredor de umidade canalizado por um sistema de baixa pressão atmosférica em alto mar, que potencializa a formação de nuvens carregadas.
Os volumes de chuva podem ultrapassar os três dígitos nessas áreas até o fim de semana, inclusive em Salvador, que fica sob alerta de possíveis transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.
A sensação de calor aumenta no Sudeste, e até a próxima sexta-feira (5), não chove no estado de São Paulo, Triângulo Mineiro e no litoral do Sudeste.
Fonte: Canal Rural