Chuva volumosa e potencial para temporais; veja a previsão

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Chuva volumosa e potencial para temporais; veja a previsão

16/03/2023

Compartilhe:

A semana vai terminar sem grandes mudanças no tempo. Conforme a previsão do tempo para sexta-feira (17), há chance de chuva na maior parte do país. Nesse sentido, os maiores acumulados podem ser mal distribuídos ao longo do dia. Serão os casos, por exemplo, de áreas entre o leste do Amazonas e oeste do Pará, além do Ceará e do Rio Grande do Norte.

 

No Nordeste, vale ressaltar que a chuva mais expressiva deve acontecer nas faixas mais costeiras. Não se descarta, dessa forma, o risco de algum transtorno. Tal situação pode ocorrer, inclusive, nos litorais cearense e potiguar, onde os volumes que podem ultrapassar os 80 milímetros (mm).

 

Ainda pode chover de maneira expressiva no Centro-Oeste, mas de forma pontual. Assim, a maior parte das áreas produtoras devem receber menos chuva. Consequentemente, a condição torna-se favorável para a retomada das atividades de campo, que vinha, sofrendo com o excesso de umidade.

 

Por outro lado, a chuva pouco avança no Rio Grande do Sul. Segundo a previsão do tempo para sexta, isso se dará mesmo diante de uma frente fria cada vez mais próxima do território gaúcho.

 

No Rio Grande do Sul, há possibilidade de chuva forte e volumosa somente em áreas mais próximas à fronteira do Brasil com o Uruguai. Os volumes podem passar dos 20mm e a chuva pode vir acompanhada por ventos, trovoadas, raios e até eventual queda de granizo.

 

Previsão do tempo: mais pancadas de chuva

Contudo, a chance de chuva é pequena na maior parte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Assim como na faixa leste paulista, do Rio de Janeiro e da metade sul de Minas Gerais. Nessas áreas sudestinas, a possibilidade de chuva é pequena e deve acontecer em forma de pancadas isoladas e sem grandes acumulados.

 

As pancadas ficam mais irregulares e espaçadas, com períodos de sol e calor, o que favorece as atividades de colheita da soja e plantio do safrinha que estão atrasadas por conta do excesso de chuva das últimas semanas no centro-sul do país.

 

 

Fonte: Canal Rural

MAIS

Notíciais Relacionadas