As condições climáticas adversas seguirão ativas no país ao decorrer dos próximos dias. Segundo a previsão do tempo, haverá chuvas, presença de anticiclone e surgimento de uma nova frente fria.
Nesta terça-feira (28), por exemplo, a chuva mais significativa é aguardada para pontos do Norte e do Nordeste. Isso ocorrerá devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Os acumulados devem ficar entre 20 e 35 milímetros (mm) pelas duas regiões.
Para o decorrer das próximas 24 horas, Tucuruí (PA) deve registrar os maiores acumulados. Conforme indica a meteorologia, a expectativa para município é de volume na casa dos 35mm. Em Campo Maior (PI), a previsão é de 25mm ao longo do dia.
Um anticiclone em médios níveis sobre a Bahia e o centro-norte de Minas Gerais inibe a formação de nuvens nesta terça. Dessa forma, o tempo nessas áreas será mais aberto — inclusive durante os próximos dias.
Mais chuvas e nova frente fria no Sul e no Sudeste
A ZCIT que atua sobre o Norte e o Nordeste seguirá levando chuvas. Nas regiões, os acumulados podem chegar a 120mm de quarta-feira (29) até domingo (2).
Para os próximos dias, há risco de transtornos em decorrência das fortes chuvas. O alerta, segundo a previsão do tempo, vale principalmente para Acre, Rondônia, Pará e Amazonas. Tal condição se dará devido à alta umidade já retida no solo.
Chuvas também no Sul e no Sudeste até o próximo fim de semana, mas com menos volumes. A saber, os acumulados aguardados para as regiões no período ficam entre 20 e 50mm. Dessa forma, o trabalho de campo será favorecido.
Por fim, uma nova frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul no sábado (1º). Segundo a meteorologia, a temperatura mínima esperada para a Serra Gaúcha ficará entre 11ºC. Para o período, contudo, os termômetros devem chegar a 18ºC em Umuarama (PR).
Depois do Sul, a nova frente fria deve passar pelo Sudeste brasileiro na segunda-feira da próxima semana. Um dia depois, o fenômeno é aguardado para chegar ao sul de Minas Gerais.
Fonte: Canal Rural