Chuvas cessam no Sul, mas atingem o Sudeste; veja a previsão

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Chuvas cessam no Sul, mas atingem o Sudeste; veja a previsão

03/11/2023

Compartilhe:

Saiba como o clima irá se comportar em todas as regiões do Brasil neste fim de semana:

 

Sábado (4)
Sul

No Sul do Brasil, a chuvarada dará uma importante trégua neste sábado após o afastamento da frente fria. A condição de chuva é muito pequena apenas em áreas mais próximas ao litoral, sem volumes expressivos e sem riscos de transtornos. No lugar da frente fria, fica uma massa de ar seco e frio, apesar de um dia mais ensolarado, a temperatura não deve subir muito.

 

Sudeste

A massa de ar seco e frio chega ao estado de São Paulo, o que garante um tempo firme, ensolarado, mas não muito quente. Enquanto isso, a chuva ainda se espalha pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, com destaque para os maiores volumes no noroeste de Minas, acumulados em torno de 90 milímetros, não se descartando o potencial para transtornos.

 

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a frente fria atua gerando chuvas expressivas e temporais com ventos, raios e até eventual queda de granizo entre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Volumes entre 20 e 70 milímetros são esperados. Em contrapartida, atrás da frente fria tem o avanço da massa de ar seco pelo estado de Mato Grosso do Sul gerando uma trégua das últimas chuvas e trazendo o tempo firme de volta.

 

Nordeste

No Nordeste as pancadas de chuva continuam, mesmo que em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria. Maiores acumulados são esperados na Bahia, desde o oeste até o sul do estado, volumes em torno de 20 milímetros.

 

Norte

No Norte do Brasil, a atenção é voltada para a faixa sul devido à aproximação de instabilidades associadas a frente fria. Volumes entre 40 e 80 milímetros podem ser registrados no sul do Amazonas, no sudoeste do Pará e em partes de Rondônia e do Acre. Por outro lado, a chuva será menos expressiva na metade norte da região, com potencial até para tempo firme em grande parte do estado paraense.

 

 

Domingo (5)
Sul

Domingo de tempo firme e ensolarado em grande parte da região Sul do Brasil devido à presença de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades, mantendo a trégua por enquanto. Chuvas rápidas e fracas são esperadas apenas no leste de Santa Catarina e do Paraná, especialmente em áreas mais costeiras devido a circulação de ventos do mar contra a continente.

 

Sudeste

O tempo firme se espalha por São Paulo, pelo Rio de Janeiro e pela metade sul de Minas Gerais neste domingo gerando um trégua por conta do avanço de uma massa de ar seco, a condição é de sol entre poucas nuvens ao longo do dia. Enquanto isso, pancadas de chuva ainda são esperadas entre o norte mineiro e o Espírito Santo devido aos resquícios da frente fria que já se afastou para o oceano. De modo geral, são esperadas chuvas rápidas e sem grande intensidade.

 

Centro-Oeste

O tempo firme se espalha por boa parte da região neste domingo com o avanço de uma massa de ar seco que inibe a formação de novas instabilidades por enquanto. Pancadas de chuva intercaladas com períodos de melhoria são esperadas entre a metade norte de Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso. Não são esperados volumes muito expressivos, mas trovoadas e raios podem chamar a atenção.

 

Nordeste

Pancadas de chuva se espalham pelo Nordeste neste domingo devido ao avanço do sistema frontal canalizando a umidade sobre a região. São esperadas chuvas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor, o que garante também os temporais com ventos, trovoadas, raios e até eventual queda de granizo. O volume de chuva pode ser significativo entre a Bahia, Piauí e sul do Maranhão.

 

Norte
Pancadas de chuva podem se espalhar por todo o Norte brasileiro devido ao avanço de uma frente fria canalizando a umidade, além disso, pequenas áreas de baixa pressão atmosférica ajudam a formar as nuvens de chuva. Temporais podem ser registrados na faixa sul desde Rondônia até o Tocantins.

 

 

Fonte: Canal Rural
Extraído de Canal Rural

MAIS

Notíciais Relacionadas