Chuvas fortes previstas para as próximas semanas; veja onde

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Chuvas fortes previstas para as próximas semanas; veja onde

08/01/2024

Compartilhe:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (8), a previsão do tempo para as próximas duas semanas.

 

De acordo com o órgão, há previsão de chuvas fortes em grande parte do Brasil, com destaque para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

 

Na primeira semana, entre os dias 8 e 15 de janeiro, a previsão indica volumes de chuva expressivos, podendo ultrapassar 80 milímetros (mm) em parte do país, considerando uma faixa desde o oeste da Região Norte, passando pelo Centro-Oeste até o leste da Região Sudeste.

 

No interior da região Nordeste, a previsão é de pouca chuva.

 

Porém, no Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Piauí e Bahia), podem ocorrer acumulados de chuva mais significativos.

 

Na segunda semana, entre os dias 16 e 24 de janeiro, há previsão de volumes expressivos de chuva, maiores que 80 milímetros (mm), na porção central do Brasil devido a uma possível formação de canal de umidade desde o Amazonas até áreas da Região Sudeste.

 

Na faixa norte do país, há previsão de pouca chuva.

 

 

Previsão de chuvas no Brasil
Região Norte

Para a Região Norte, são previstas pancadas de chuva durante a semana, com valores maiores que 70 mm no Amazonas, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá e Tocantins, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, há previsão de pancadas de chuva isoladas.

 

Região Nordeste
A previsão é de chuva em forma de pancadas em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, podendo superar 50 mm e vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Porém, não se descarta chuva isolada no leste da região, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. No Ceará, há possibilidade de chuva no sudoeste do estado.

 

Região Centro-Oeste e Sudeste
Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas chuvas intensas e não se descartam volumes de 100 mm a 150 mm, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. No Espírito Santo, norte de Minas Gerais e centro-sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, há previsão de água com menores acumulados.

 

Região Sul
Um sistema de baixa pressão vai favorecer instabilidades em forma de pancadas de chuva até o dia 13. Os maiores acumulados podem ultrapassar os 60 mm em áreas centrais do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e do Paraná. Após o dia 13, a tendência é de redução dos volumes na região.

 

Avisos meteorológicos
O Inmet alerta para o risco de chuvas intensas, com acumulados superiores a 50 mm em 24 horas, em áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Os maiores acumulados podem ocorrer no leste da Região Norte, no Matopiba e no centro-sul da Região Sudeste.

O órgão também alerta para o risco de rajadas de vento superiores a 60 km/h, com potencial para causar danos em edificações e plantações, em áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

 

Consequências
As chuvas intensas podem causar alagamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores e rompimento de barragens. É importante ficar atento aos avisos meteorológicos e tomar medidas de prevenção.

 

Como se proteger das chuvas?
Fique atento aos avisos meteorológicos emitidos pelo Inmet.
Em caso de previsão de chuvas intensas, evite sair de casa.
Se estiver na rua, procure abrigo em locais seguros.
Se estiver em casa, feche portas e janelas e desligue aparelhos eletrônicos.
Se estiver em áreas de risco, evacue o local.

 

 

Fonte: Canal Rural

MAIS

Notíciais Relacionadas