O Acre enfrenta uma crise devido às fortes chuvas que atingem o estado desde meados de fevereiro.
O nível do rio Acre chegou a 17,75 metros e registrou a segunda maior cheia da história de Rio Branco.
O fenômeno fez com que o governador Gladson Cameli decretasse situação de emergência em 19 dos 22 municípios.
E a chuva não deve parar tão cedo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
O começo da semana está com muita infiltração marítima no Nordeste, o que ajuda na formação de nuvens carregadas desde o norte e oeste da Bahia até o sul do Maranhão e Piauí.
A atuação da Zona de Convergência Intertropical também contribui para o aumento do volume de chuva na região.
“A chuva na cabeceira dos rios vai manter o nível do Rio Acre elevado, mesmo que as pancadas diminuam de intensidade na capital do estado”, explica o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
Nos próximos dois dias, o tempo fica abafado em todo o Norte devido ao calor e alta umidade, que favorecem pancadas de chuva.
Em Roraima, sudeste do Pará e norte do Tocantins, as pancadas com trovoadas vêm a qualquer hora, e em quase todas as outras áreas elas ocorrem a partir da tarde.
Muitas nuvens e chuva a qualquer hora no sul do Tocantins e no litoral do Amapá. O céu permanece com muitas nuvens no oeste do Acre e no leste do Amapá, com chuva a qualquer hora. No Nordeste, a chuva é insistente no oeste da Bahia. ‘
” situação de pontes e estradas em algumas cidades do sul da Bahia é muito preocupante também e o escoamento agrícola foi interditado em algumas cidades, como é o caso da cidade de Medeiros Neto”, explica Arthur.
Na parte central do Brasil, chove a qualquer hora desta terça-feira, 5, no norte de Goiás e no Distrito Federal.
Nas demais regiões, o calor e a alta umidade favorecem pancadas de chuva com trovoadas, que já ocorrem pela manhã no oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. No Sudeste, há previsão de tempo instável em toda a região nesta terça-feira.
Na Grande São Paulo e no Vale do Paraíba, há risco de temporais. Nas outras regiões, tempo abafado e pancadas de chuva com trovoadas à tarde.
No Sul, tempo firme em quase todo o Rio Grande do Sul, exceto nas áreas próximas da divisa com Santa Catarina; na Serra, chove a qualquer hora, e no norte gaúcho a chuva é mais passageira. Em todo o interior de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná, muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Tempo chuvoso também no leste de Santa Catarina e do Paraná. Nas demais áreas, sol, tempo abafado e pancadas de chuva. O mar segue agitado na região.
Para quem está na corrida para instalar a segunda safra de milho, esta primeira quinzena de março será mais favorável que a segunda quinzena, principalmente no Sul do Brasil. ‘A segunda quinzena será mais chuvosa e pode inviabilizar os trabalhos de campo’, diz Arthur. Segundo ele, é importante também plantar logo, porque neste ano as chuvas vão cortar mais cedo no Brasil central e a umidade pode faltar em um momento importante do milho segunda safra, como a fase de enchimento de grãos.
Fonte: Canal Rural