Sexta-feira (14) marcada pelos registros de chuvas rápidas em alguns pontos do país. Essas condições climáticas são aguardadas, por exemplo, para a costa norte capixaba, Mato Grosso do Sul e a faixa do litoral do Nordeste que vai do sul da Bahia até o Maranhão.
Outro destaque meteorológico para o dia será, de acordo com o boletim divulgado pela Climatempo, o afastamento da frente fria da região Sul. Nesse sentido, a chuva perderá força em Santa Catarina e ocorrerá de modo mais irregular e isolado sobre o interior paranaense.
Tempo seco e baixa UR
Em partes do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte há o alerta para o tempo seco. Nesse sentido, boa parte do Brasil deve se preparar para os baixos índices de umidade relativa do ar (UR), inclusive em áreas do estado de São Paulo e do interior Nordestino.
Previsão do tempo com chuvas rápidas
Sul
Com o afastamento da frente fria, finalmente a chuva perde força no interior de Santa Catarina. No interior do Paraná, a chuva fica mais isolada e irregular. Além disso, ainda há previsão de acumulados altos em três pontos da região: Vale do Itajaí, Curitiba e litoral paranaense, com riscos de transtornos.
Sudeste
Chuvas bastante isoladas no estado de São Paulo, mas avançam ao sul de Minas Gerais e à Serra Fluminense. Chuvas rápidas também na costa norte do Espírito Santo. Tempo aberto nas demais áreas, com calor e baixa UR, especialmente no território paulista.
Centro-Oeste
A chuva perde força em Mato Grosso do Sul, onde as pancadas são bem mais rápidas e isoladas, com menores volumes. O calor e o ar abafado são o grande destaque, com temperaturas altas em toda a região. Dessa forma, a previsão ainda é de baixa UR no Distrito Federal e em Goiás, onde o ar seco prevalece.
Nordeste
Não há mudanças nas condições de tempo: chuvas rápidas, intercaladas com dia de sol e calor entre o sul da Bahia e a costa do Maranhão. Além disso, tempo seco no interior nordestino, com baixa umidade do ar.
Norte
As tempestades ganham ainda mais força entre o Acre, o Amazonas e Rondônia, com potencial para fortes temporais nas capitais Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). A chuva, no entanto, ainda não chega ao Tocantins, onde o ar seco predomina. Por outro lado, ela será muito isolada e fraca no Pará e Amapá.
Fonte: Notícias Agrícolas