Conforme já indicavam as previsões anteriores, volta a chover no Sul do Brasil nesta quinta-feira (25), deixando parte da região em estado de alerta para chuvas intensas nas próximas áreas. De acordo com a Climatempo, a formação e o deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica vai favorecer a formação de nuvens carregadas pela área.
O estado é de atenção no Rio Grande do Sul, em especial no centro-sul do estado e na fronteira oeste. "Nessas localidades, a chuva pode ocorrer em forma de granizo, e as rajadas de vento mais intensas chegam a 80km/h. É alto o risco para alagamentos e deslizamentos de terra", alerta a consultoria.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê precipitação entre 20mm e 40mm em quase todo estado gaúcho. Com as altas temperaturas dos últimos dias, o choque térmico também favorece a formação de granizo na região. Mais uma vez o sistema passa rápido pelo estado e de acordo com o modelo, serão apenas dois dias de chuvas mais significativas. Na sexta-feira, dia 26, as chuvas já avançam para Santa Catarina e Paraná, também com precipitação prevista entre 20mm e 40mm.
A Climatempo chama atenção para a formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul prevista para sexta-feira (26). " A chuva ainda continua persistente especialmente no leste do estado, inclusive em Porto Alegre, mas a tendência é de diminuição na instabilidade nas demais áreas gaúchas. Com a atuação do ciclone, o mar permanece agitado na costa da Região Sul e ainda há risco de fortes rajadas de vento", complementa.
Nas demais regiões do Brasil, o ar quente e úmido e a circulação dos ventos continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas, o que deve intensificar os temporais pelo país. "O sol aparece forte e faz calor na Região Sudeste. A partir da tarde, pancadas de chuva com raios podem ocorrer em alguns locais de quase todo o estado de SP, no Sul de MG, na Zona da Mata Mineira, região de Belo Horizonte e no interior do Rio de Janeiro", prevê a Climatempo.
Os maiores acumulados, de acordo com o Cosmo, são esperados para o norte do Mato Grosso, áreas no Tocantins, sul do Maranhão e chuvas mais fortes, mas de forma isolada no Piauí. Com o avanço do sistema, hoje em atuação no Sul do Brasil, a tendência é do retorno das chuvas para Minas Gerais, São Paulo e Goiás nos próximos dias. O modelo mostra ainda a possibilidade da formação de um novo corredor de umidade no período.
Fonte: Notícias Agrícolas