Devido à formação de um ciclone extratropical no oceano próximo ao Uruguai, uma frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul na final da tarde desta sexta-feira (31). Durante o dia, a previsão do tempo indica que deve fazer muito calor no território gaúcho, mas com chance de trovoadas acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Na região de Canguçu (RS), por exemplo os acumulados podem chegar aos 40 milímetros (mm). Acumulados de 20 a 30mm podem ocorrer nos outros dois estados do Sul, sobretudo no oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná. Por outro lado, o tempo mais firme deve predominar nas demais áreas da região.
No Sudeste, o destaque da previsão do tempo para este último dia de março é a chuva significativa sobre o sudeste de Minas Gerais. De acordo com a meteorologia, os acumulados podem chegar aos 25mm ao decorrer das próximas horas.
Grandes volumes de chuva no Norte e no Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua, por sua vez, atuando sobre o Norte e o Nordeste do país. Dessa forma, os acumulados podem chegar aos 100mm na região central do Amazonas. Em Tucuruí (PA), a expectativa de volume de chuva é, a saber, similar.
E justamente em áreas nortistas e nordestinas grandes acumulados de chuva já foram registrados na quinta-feira (30). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 73,4 milímetros em Piripiri (PI) no decorrer das últimas 24 horas. Em Dom Eliseu (PA), o volume foi de 57,2mm.
Um anticiclone em médios níveis continua inibindo chuva sobre a Bahia e a faixa norte de Minas Gerais. Conforme a previsão do tempo para esta sexta, o tempo firme vai predominar no Centro-Oeste. A exceção se dará no noroeste de Mato Grosso, mas com acumulados que não devem passar dos 20mm.
Previsão do tempo para os primeiros dias de abril
De sábado (1º) até a próxima quarta-feira (5), acumulados de até 200mm são esperados para cinco pontos espalhados por Norte e Nordeste:
Amazonas;
Pará;
Maranhão (norte);
Piauí (norte); e
Ceará (norte).
Além disso, a chuva deve voltar para a região noroeste de Minas Gerais. Assim, para os primeiros cinco dias de abril os acumulados podem chegar aos 70mm.
Fonte: Canal Rural