Ciclone extratropical deixa Sul do Brasil em alerta laranja para chuvas intensas nesta 2ª feira

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Ciclone extratropical deixa Sul do Brasil em alerta laranja para chuvas intensas nesta 2ª feira

06/06/2022

Compartilhe:

Confirmando as previsões anteriores, a semana começou com muita instabilidade na região Sul do Brasil. Chove no Rio Grande do Sul desde as primeiras horas desta segunda-feira (6) e de acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em algumas áreas do estado já foram registradas chuvas de até 50mm e a tendência é que continue chovendo em toda área nas próximas horas.



A meteorologista explica ainda que um sistema de baixa pressão é o que está influenciando as áreas de instabilidade no estado, mas que os modelos mostram a atuação de um sistema pré-frontal se organizando no Uruguai, o que deve favorecer a evolução para um ciclone extratropical nas próximas horas.



Monitorando as condições do tempo no Sul do Brasil, o Inmet emitiu alerta para chuvas intensas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná nas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétrica", afirma a publicação oficial na página do Inmet.



Segundo Andrea, já chove também em todas as estações meteorológicas do Inmet instaladas em Santa Catarina, mas ainda com volumes baixos. Até o final do dia as chuvas devem chegar no extremo sul do Paraná. A partir de amanhã a tendência é de volumes mais expressivos e risco de ventania e trovoadas em toda área.



Para as demais áreas do país não há previsão de chuva nos próximos dias, mantendo a condição de tempo seco principalmente na região Central do Brasil. Andrea destaca, no entanto, que as áreas de instabilidade na região Sul acabam favorecendo a ocorrência de ventos e aumento da nebolusidade sobre áreas do Sudeste e Centro-Oeste, favorecendo o declínio nas temperaturas no Centro-Sul do país.



A consultoria Climatempo destaca que nesta segunda-feira (6) não chove nas quatro capitais do Sudeste, no leste e sul de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e no estado de Goiás. O Distrito Federal continua em atenção para baixa umidade do ar no período da tarde. Tempo firme e ensolarado no centro-sul do Tocantins, interior da Bahia, sul do Maranhão e do Ceará e na maior parte do Piauí.



"Apenas as áreas do extremo norte do Paraná, que continuam com temperaturas mais agradáveis no período da tarde, mas a partir de quinta-feira (09), uma nova e intensa massa de ar polar volta ganhar força no estado, derrubando as temperaturas em vários municípios", complementa a previsão da Climatempo. A massa de ar frio continua sendo monitorada pelos meteorologista, que ressaltam que a partir de quarta-feira (8) será possível entender melhor os possíveis impactos nas áreas de produção agrícola.


Fonte: Notícias Agrícolas

MAIS

Notíciais Relacionadas