O sentimento na economia alemã melhorou em outubro de acordo com dados da pesquisa mensal do instituto ifo. O Índice de Clima Empresarial avançou para 86,9 pontos em outubro, após ter ficado estável em 85,8 pontos tanto em agosto como em setembro.
O indicador melhorou tanto na avaliação da situação atual dos negócios, que cresceu de 88,7 pontos para 89,2 pontos, como das expectativas para os próximos meses, de 83,1 pontos para 84,7 pontos entre setembro e outubro.
Segundo o instituto, a pesquisa mostrou que o clima empresarial no setor dos serviços (-1,5 ponto) é consideravelmente mais positivo do que na indústria de transformação (-15,9 pontos)
No comércio, no entanto, o índice caiu, de -25,0 pontos para -27,2 pontos. As empresas reviram em baixa as suas avaliações da situação atual e estão também mais pessimistas em relação aos próximos meses. Esta evolução foi impulsionada principalmente pelo segmento atacadista.
Na construção, o índice teve ligeiro aumento, de -31,2 para -31,1 pontos. As empresas avaliaram a sua situação atual como ligeiramente pior, enquanto as perspectivas para os próximos meses estão um pouco melhores, embora permaneçam pessimistas.
O clima de negócios ifo é baseado em aproximadamente 9 mil respostas mensais de empresas do setor manufatureiro, de serviços, comércio e construção. As empresas são convidadas a avaliar a situação atual dos negócios e as suas expectativas para os próximos seis meses. Eles podem descrever a sua situação como “boa”, “satisfatória” ou “ruim” e as suas expectativas de negócios para os próximos seis meses como “mais favoráveis”, “inalteradas” ou “menos favoráveis”.
Fonte: InfoMoney