O sentimento das empresas da Alemanha caiu em dezembro, após ter experimentado uma reação em novembro. Segundo pesquisa do instituto Ifo divulgada nesta segunda-feira (18), o Índice de Clima de Negócios passou de 87,2 pontos para 86,4 em um mês.
O índice da situação atual dos negócios recuou de 89,4 para 88,5 entre novembro e dezembro, enquanto as expectativas caíram de 85,1 para 84,3.
Segundo o Ifo, o clima na indústria de transformação continuou na área do pessimismo, especialmente entre as que têm utilização intensiva de energia. A carteira de pedidos continua diminuindo de forma geral.
Por outro lado, no setor dos serviços, o clima empresarial melhorou ligeiramente. Os prestadores de serviços estavam mais satisfeitos com seus negócios atuais e relataram menor ceticismo nas suas perspectivas para os próximos seis meses. Nos restaurantes e catering, a situação empresarial atual melhorou, mas as expectativas diminuíram.
Já no comércio, o clima de negócios sofreu um revés. As empresas avaliaram a sua situação atual como bem pior e suas expectativas também diminuíram. Para os varejistas, o comércio de fim de ano tem sido decepcionante.
Na construção, o índice de clima de negócios caiu para o seu nível mais baixo desde setembro de 2005. Um em cada duas empresas espera que os negócios se deteriorem ainda mais nos próximos meses.
Fonte: InfoMoney