Com bandeira vermelha, preço da energia elétrica pressiona inflação oficial de maio, diz IBGE

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Com bandeira vermelha, preço da energia elétrica pressiona inflação oficial de maio, diz IBGE

09/06/2021

Compartilhe:

Com a mudança da bandeira amarela para a vermelha patamar 1, a energia elétrica ficou mais cara em todo o Brasil e foi a principal responsável pela aceleração da inflação em maio, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (9).

 

O indicador ficou em 0,83% em maio, a maior alta da inflação para o mês em 25 anos. No acumulado de 12 meses, o IPCA alcançou 8,06%. De janeiro a maio, está em 3,22%. A meta de inflação do Banco Central para o ano é de 3,75%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

 

A bandeira vermelha 1, patamar que começou a valer em maio, acrescenta R$ 4,169 na conta de luz a cada 100 quilowatts-hora consumidos. De janeiro a abril, estava vigorando a bandeira amarela, que adicionava R$ 1,343 na conta para cada 100kWh consumidos.

 

Quais foram os principais vilões da inflação no mês? Além da energia elétrica, outros produtos que contribuíram para a aceleração da inflação foram a gasolina, o etanol, as carnes e os produtos farmacêuticos.

 

Em contrapartida, os produtos que ficaram mais baratos em maio foram a cebola, o pacote turístico, o seguro veicular, as frutas e as passagem aéreas.

 

Preço dos alimentos

O grupo de alimentação e bebidas acelerou 0,44% em maio, frente a 0,40% em abril. A alimentação dentro de casa ficou mais um pouco mais barata, influenciada pela queda nos preços das frutas, da cebola e do arroz. Já as carnes estão cada vez mais caras: houve aceleração de 2,24% no mês, com alta de 38% nos últimos 12 meses. Além das carnes, outros itens que pesaram mais no bolso foram:

 

Lanche: 2,10%
Óleo de soja: 2,03%
Frango inteiro: 1,64%
Queijo: 1,49%
Carnes e peixes industrializados: 1,28%

 

Fonte: 6 Minutos/UOL

MAIS

Notíciais Relacionadas