Com entressafra próxima ao fim, estoques de etanol seguem elevados

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Com entressafra próxima ao fim, estoques de etanol seguem elevados

29/03/2022

Compartilhe:

Foto:  produção etanol – Usina São Manoel – Ricardo Teles 2 | Copersucar

 

Faltando apenas uma quinzena para o início oficial da safra de cana-de-açúcar 2022/23, os estoques de etanol das usinas do Centro-Sul estavam 26,6% mais elevados em comparação com a posição de um ano antes. Em relação ao começo do mês, houve uma diminuição de 19,1%, mantendo a tendência de queda menos acelerada que a observada em safras anteriores.

 

De acordo com dados divulgados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última quinta-feira, 24, as unidades armazenavam 3,65 bilhões de litros em 16 de março, ante 2,88 bilhões no mesmo período de 2021.

 

Considerando o tipo de etanol, a variação anual é similar. Os 1,57 bilhão de litros de anidro representam aumento de 26,4% na comparação com os estoques de um ano antes. Já em relação ao hidratado, a elevação foi de 26,7%, com 2,08 bilhões de litros estocados ao final da quinzena.

 

Assim, mesmo com a perspectiva de um início de moagem tardio e de preços elevados no mercado de combustíveis, estes níveis de armazenagem fazem com que as usinas não sejam estimuladas a produzir mais etanol no começo da temporada. É o que aponta o gerente de açúcar e etanol da StoneX, Bruno Lima.

 

“Terminando a safra com mais estoques e tendo um desempenho do ciclo Otto ainda lento em relação ao que se esperava, o excedente [de etanol] tende a pesar sobre os preços ao longo da safra, não permitindo uma reação muito significativa e não justificando uma mudança de mix”, disse, em entrevista ao NovaCana.

 

Por sua vez, o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, afirmou à Reuters que os estoques são suficientes para assegurar um início de moagem tardio. “As usinas se prepararam e o nível de etanol estocado é suficiente para atender o mês de abril; e aí vem a nova safra e repõe os estoques”, disse.

 

Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor de etanol, a variação anual não é tão ampla, mas ainda é significativa. Em 16 de março, os estoques somavam 2,01 bilhão de litros, alta anual de 11,8%. Especificamente, 1,11 bilhão eram de hidratado (+9,1%) e 900 milhões de litros eram de anidro (+15,3%).

 

Fonte: NovaCana

MAIS

Notíciais Relacionadas