Com poucas usinas em operação, estoques de etanol caem 3,9% na quinzena e 2,1% no ano

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Com poucas usinas em operação, estoques de etanol caem 3,9% na quinzena e 2,1% no ano

16/12/2022

Compartilhe:

Até o final de novembro, 175 unidades do Centro-Sul já haviam encerrado a moagem no acumulado do ciclo 2022/23 – somente na segunda quinzena do mês, 56 unidades produtoras encerraram os trabalhos, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica).

 

Enquanto isso, o estoque de etanol disponível no Centro-Sul caiu 3,9% entre a primeira quinzena de novembro e a segunda, para 9,15 bilhões de litros – ou seja, 373,86 milhões de litros a menos.

 

No comparativo com o contabilizado um ano antes, de 9,35 bilhões de litros, também houve uma queda de 2,1%

 

Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor de etanol do país, as retrações foram mais importantes: na quinzena foi de 5,2%, enquanto a na comparação anual, de 6,2%. Em 1º de dezembro, o volume nos tanques era de 4,64 bilhões de litros no estado.

 

Os dados atualizados foram divulgados na última quinta-feira, 15, pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

 

Hidratado

Por outro lado, a quantidade de etanol hidratado armazenada está 1,6% acima da registrada há um ano.

 

Apesar disso, os estoques de etanol hidratado registraram uma diminuição de 5,2% ante a posição até 16 de novembro indo a 5,19 bilhões de litros ante os 5,48 bilhões de litros.

 

O movimento reflete a aproximação da entressafra, com o armazenamento começando a serem mais consumidos, uma vez que a produção se reduz ao longo das semanas.

 

Em São Paulo, os estoques de hidratado somavam 2,36 bilhões de litros em 1º de dezembro, baixa quinzenal de 5,3% e queda anual de 5,8%.

 

 

Anidro

Diferentemente dos períodos anteriores, a aproximação da entressafra fez até mesmo os estoques de anidro se reduzirem. Ao final da quinzena, as usinas armazenavam 3,95 bilhões de litros – queda de 2,2% em relação ao meio do mês e de 6,7% no ano.

 

Ainda assim, de acordo com a (Unica), as usinas do Centro-Sul fabricaram 499,86 milhões de litros de anidro na quinzena, volume 111,03% acima de um ano antes. A baixa dos estoques em contraste com a alta produtiva demonstra um maior consumo no anidro nos postos brasileiros.

 

Em São Paulo, os estoques de anidro totalizavam 2,28 bilhões de litros em 1º de dezembro, queda quinzenal de 5% e baixa anual de 6,6%.

 

Fonte: Gabrielle Rumor Koster – NovaCana

MAIS

Notíciais Relacionadas