Como o novo “normal” traz inteligência artificial para o canavial

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Como o novo “normal” traz inteligência artificial para o canavial

27/01/2021

Compartilhe:

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos de 20 de outubro e 4 de dezembro de 2020, contando com a participação de 117 respondentes que ocupam cargos estratégicos em empresas francesas e brasileiras associadas à Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) aponta que a maior quantidade de investimentos em tecnologia forçou empresas a anteciparem seus processos de transformação digital para expandirem suas estratégias de vendas durante e pós-pandemia como forma de se adaptarem ao novo “normal”.
 

Para adaptar-se à uma nova realidade onde migrar para o digital é questão sobrevivência para os negócios e destacar-se da concorrência, empresas precisaram adaptar o trabalho presencial para o modelo remoto (home-office ou teletrabalho). De acordo com o relatório do Instituto Ipsos, 77% dos funcionários das empresas onde os respondentes atuam estão trabalhando via home-office.

 

Percepção positiva do digital nas empresas aumenta 7%, segundo estudo
 

Outro dado relevante concluído pela pesquisa Barômetro Ipsos-CCIFB foi o aumento da percepção positiva sobre o impacto do digital nas empresas. Durante a 5ª edição da pesquisa, realizada de 4 de dezembro de 2019 e 12 de Janeiro de 2020, 84% dos funcionários afirmaram que o digital impacta positivamente no modelo de negócio onde atuam.
 

Porém, ao comparar a 5ª e a 6ª e mais atual edição da pesquisa, concluiu-se um aumento de 7% na percepção positiva do impacto do digital. Durante a 5ª edição, 35% dos respondentes afirmaram que a transformação digital impacta muito positivamente os negócios. Já na atual edição, 42% dos participantes fizeram a mesma afirmação. Os principais motivos para o aumento da percepção positiva a respeito do digital nos negócios foram: maior produtividade e eficiência(38%), melhora nos negócios (22%) e confiabilidade e novos canais de comercialização (21%).

 

Mas em que estágio se encontra o processo de transformação digital no canavial?
 

A adoção de inteligência artificial no campo visando aumentar a produtividade e longevidade do canavial é um recurso, cada vez mais, usado pelas usinas e produtores na busca pela cana 4.0. Neste sentido, se destaca o uso da inteligência artificial em projetos que contribuem para a eficiência das ações, automação de processos agrícolas, georreferenciamento, assim como, possibilitam um benchmarking interno e uma melhor integração entre as áreas agrícola e a indústria.


 

Fonte: Jornal Cana

 

MAIS

Notíciais Relacionadas