Confira a previsão do tempo para está segunda-feira

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Confira a previsão do tempo para está segunda-feira

13/03/2023

Compartilhe:

A previsão do tempo para esta segunda-feira é variada nas diferentes regiões do Brasil. Na região Norte, espera-se tempo seco em algumas localidades, enquanto em outras, haverá pancadas isoladas de chuva, com destaque para o oeste do Amazonas e Acre, onde os acumulados podem chegar a 60 mm. Já no Nordeste, o bloqueio atmosférico influencia o tempo, com chuvas escassas no sul da Bahia e condições para pancadas isoladas em outras localidades. 

 

Na faixa norte do Nordeste, a influência dos corredores de umidade garante chuvas volumosas. Na região Centro-Oeste, as condições de chuvas são altas, com maiores registros no nordeste de Mato Grosso, mas as instabilidades ocorrem de forma irregular.

 

No Sudeste, uma região de baixa pressão garante chuvas em todo o estado de São Paulo e metade sul de Minas Gerais, enquanto o bloqueio atmosférico no norte da região sudeste impede a formação de nuvens pesadas em outras localidades. No Sul, o sol predomina em algumas localidades, com destaque para temperaturas elevadas, enquanto no Paraná, são esperadas chuvas recorrentes, o que vem limitando as operações em campo no estado.

 

Veja a previsão por região:

 

Norte
Para a região norte, nesta segunda-feira, espera-se tempo seco em Roraima e na região do Baixo Amazonas. Nas demais localidades, as instabilidades ocorrem na forma de pancadas isoladas, com sensação de abafamento devido ao calor. As maiores chuvas são esperadas sobre o oeste do Amazonas e no Acre, com acumulados de até 60 mm. É importante ressaltar que as pancadas de chuva isoladas podem ocorrer em outras localidades da região, porém em menor intensidade.

 

Nordeste
A atuação do bloqueio atmosférico segue influenciando o tempo na região, especialmente no sul da Bahia, onde as chuvas são escassas nesta segunda. No leste, norte e oeste do estado baiano existem condições para pancadas isoladas e passageira. As lavouras de feijão, milho primeira safra e soja são as principais impactadas pela falta de chuvas na região. Por outro lado, a faixa norte do nordeste tem a maior influência dos corredores de umidade, o que garante uma segunda feira com chuvas volumosas entre o Maranhão até o Rio Grande do Norte. 

 

Centro-Oeste
As condições de chuvas são altas em todos os setores, em função de áreas de baixa pressão, calor e umidade. Apesar disso, as instabilidades vão ocorrer de forma irregular, apresentando uma grande variação nos volumes mesmo em pequenas áreas. Os maiores registros podem ser observados no nordeste de Mato Grosso, com leituras acima dos 50 mm de maneira pontual. O calor segue forte e com a maior quantidade de umidade no ar, a sensação é de abafamento. 

 

Sudeste
A presença de uma região de baixa pressão sobre a costa do sudeste, garante as condições de chuvas sobre todo o estado de São Paulo e metade sul de Minas Gerais, o que deve ser um fator limitante no avanço das operações de colheita nas lavouras Paulistas. Por outro lado, o bloqueio atmosférico segue ativo sobre o norte da região sudeste, impedindo a formação das nuvens mais pesadas no nordeste de Minas e norte do Espírito Santo, onde as lavouras já sentem os efeitos da falta de chuvas. 

 

Sul
Nesta segunda o sol predomina nos setores mais ao sul, onde inclusive as temperaturas devem permanecer elevadas, as marcas podem superar a casa dos 35°C no período da tarde.  Além do calor, tem sensação de abafamento em função da umidade que chega na região, que combinada com o calor pode resultar em algumas pancadas isoladas e passageiras no oeste do Rio Grande do Sul. A expectativa no começo dessa semana é de chuvas recorrentes sobre o Paraná o que vem limitando as operações em campo no estado. 

 

 

Fonte: Agrolink

MAIS

Notíciais Relacionadas