Consumidores dos EUA esperam que inflação de curto prazo supere com força alta dos salários

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Consumidores dos EUA esperam que inflação de curto prazo supere com força alta dos salários

13/12/2021

Compartilhe:

As expectativas de inflação de curto prazo dos consumidores dos Estados Unidos aumentaram em novembro, enquanto as de receitas futuras caíram, sugerindo que eles antecipam aumentos de preços superiores aos ganhos salariais a uma taxa ainda mais rápida no curto prazo, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Federal Reserve de Nova York.

 

Os preços dos alimentos e outros bens estão subindo no ritmo mais rápido desde 1982, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho dos EUA na semana passada, o que apresenta desafios políticos para o governo do presidente Joe Biden e consolida as expectativas de que o Fed aumentará os juros no próximo ano.

 

Consumidores disseram esperar que a inflação alcance mediana de 6,0% dentro de um ano, ante expectativa de 5,7% em outubro. A projeção para o crescimento das receitas em 12 meses caiu para 2,8% em novembro, de 3,0% no mês anterior.

 

Isso deixaria a inflação 3,2 pontos percentuais acima dos ganhos de receita em um ano, a maior lacuna desde o lançamento da pesquisa, em 2013.

 

“Quando questionados diretamente se a inflação ou o desemprego são o problema mais sério que o país enfrenta, 76% selecionaram a inflação, enquanto apenas 21% selecionaram o desemprego”, disse Richard Curtin, diretor do Índice de Sentimento do Consumidor da Universidade de Michigan, em comunicado de sexta-feira divulgado com a última leitura do índice, referente ao início de dezembro.

 

Fonte: Reuters

MAIS

Notíciais Relacionadas