O consumo de energia elétrica no Brasil recuou 1,3% em novembro ante o mesmo período do ano passado, no segundo recuo mensal consecutivo, somando 64.242 megawatts médios, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta sexta-feira.
A redução é um reflexo da retração de 5,5% no mercado regulado, no qual estão as unidades ligadas à baixa tensão, como as pequenas empresas e residências. Esse segmento utilizou 41.366 MW médios.
O mercado livre, que concentra a demanda de eletrointensivos como a indústria e shoppings centers, demandou 22.876 MW médios, um avanço de 7,2% na comparação anual.
O movimento contínuo de migração entre esses dois ambientes também pode influenciar os dados, explicou a CCEE em nota.
“Se desconsiderarmos os consumidores que se deslocaram entre os mercados nos últimos 12 meses, o consumo no segmento regulado teria retraído em 3,4%. No livre, a alta teria sido mais branda, de cerca de 3%.”
O uso de painéis fotovoltaicos instalados em empreendimentos comerciais ou residenciais, conhecidos como geração distribuída (GD), é outro fator que reduz o consumo do mercado regulado, uma vez que esses autoprodutores deixam de demandar parte de sua necessidade energética da rede.
Se não houvesse esse tipo de sistema, o ambiente teria apresentado redução menos intensa, de 4,3%.
Fonte: Reuters