A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, atingiu uma marca inédita ao realizar carregamento recorde em um único navio em seus 23 anos de terminal, registrando o maior transporte marítimo do Brasil em açúcar a granel. Construído em 2020, o navio graneleiro Cape Town com bandeira de Hong Kong, partiu de Santos para a China, na última sexta-feira (20), com mais de 108.900 mil toneladas do produto, volume suficiente para encher cerca de 2870 caminhões.
A embarcação possui comprimento total de 254,96 metros e largura de 43,05 metros. Foram necessários três dias para carrega-lo por completo. O último recorde também aconteceu neste mês de agosto, no qual o navio Baby Hércules, com bandeira do Panamá e destino à China, embarcou com volume total de 99.593 mil toneladas. Para prestigiar esta nova marca, a saída do Cape Town do Porto de Santos foi acompanhada pelo Prefeito Rogério Santos.
Localizado na cidade de Santos, o TAC, terminal da companhia, possui capacidade para embarque de 8,4 milhões de toneladas por ano. Para armazenamento, são 3 galpões, totalizando 300 mil toneladas de açúcar. Além disso, a Copersucar possui outros dois terminais no interior de São Paulo, nas cidades de Ribeirão Preto, com capacidade de movimentação de 1 milhão de toneladas por ano, e São José do Rio Preto, com capacidade para 700 mil toneladas.
“Esta operação representa um marco importante para o nosso terminal, um embarque de sucesso que comprova a nossa constante melhoria e crescimento, que nos coloca em um novo patamar. Conseguimos concluí-la com segurança porque todos estavam envolvidos com empenho e a partir desta, poderemos realizar outras ações deste porte” ressalta Rodrigo Lima, Gerente Executivo de Operações da Copersucar.
Mais Melhorias - Além da saída do navio, a data marcou também o Prêmio SOU SIM, evento interno da Copersucar que reconhece os melhores kaizens - termo utilizado para determinar as melhorias realizadas no dia a dia da operação e que trazem benefícios para as atividades e processos da empresa. Os kaizens são desenvolvidos pelas equipes dos terminais de Santos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e dos colaboradores da Sede, durante as safras.
O evento é transmitido de maneira online para colaboradores e familiares. São 17 grupos divididos nas categorias, Geral e SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente A avaliação é feita por cinco jurados e os critérios envolvem o impacto do problema, a solução proposta, os resultados obtidos, criatividade e clareza na apresentação. O prêmio abre diálogo entre as equipes, desenvolvendo uma rede de ideias e estratégias para a implementação de melhorias.
Fonte: Copersucar