Cresce pressão sobre Biden para proibir importações de petróleo russo dos EUA

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Cresce pressão sobre Biden para proibir importações de petróleo russo dos EUA

04/03/2022

Compartilhe:

Isso aumentaria os preços na bomba de gasolina para o povo americano", disse o porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, a repórteres na quinta-feira.



Um grupo bipartidário de senadores dos EUA apresentou um projeto de lei na quinta-feira para proibir as importações norte -americanas de petróleo russo , dizendo que os embarques podem ser substituídos pelo aumento da produção na América do Norte e em outros lugares.



O projeto de lei, Lei de Proibição de Importações de Energia Russa , visa punir o presidente Vladimir Putin por sua invasão da Ucrânia e é patrocinado por 18 senadores na câmara de 100 membros, incluindo Joe Manchin, um democrata conservador, e Lisa Murkowski, uma republicana. Uma legislação semelhante foi oferecida pelo senador Ed Markey, um democrata liberal. A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi , também disse que apoia a proibição. "Sou a favor disso", disse ela a repórteres. "Proibir o petróleo vindo da Rússia."



O projeto teria que passar no Senado e na Câmara e ser assinado pelo presidente Joe Biden para se tornar lei, mas a Casa Branca indicou relutância em apoiar medidas que possam aumentar o preço da gasolina em um momento em que a inflação já está alta. A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre se Biden, um democrata, assinaria o projeto.



"Não acredito que este país deva importar nada da Rússia", disse Jon Tester, um democrata da produtora de petróleo Montana que apoia o projeto de lei Manchin-Murkowksi, a repórteres. "Isso enviará uma mensagem ainda maior de que os Estados Unidos estão nisso com os ucranianos a longo prazo". Não ficou claro se o projeto de lei ganhará os 60 votos no Senado que provavelmente são necessários para que seja aprovado, mas o fato de vários democratas serem co-patrocinadores aumenta suas chances.



Os Estados Unidos importaram mais de 20,4 milhões de barris de produtos brutos e refinados por mês em média em 2021 da Rússia, cerca de 8% das importações de combustível líquido dos EUA , segundo a Energy Information Administration. O Havaí e o Alasca dependem das importações.



A Rússia produz cerca de 10% do petróleo mundial e, embora tenha imposto uma série de sanções à Rússia desde que o conflito na Ucrânia aumentou, o governo Biden até agora teve o cuidado de não tomar medidas que pudessem elevar os preços do petróleo. "Não temos interesse estratégico em reduzir a oferta global de energia... isso aumentaria os preços na bomba de gasolina para o povo americano ", disse o porta- voz da Casa Branca, Jen Psaki , a repórteres na quinta-feira.



Psaki disse que a proibição das importações americanas de petróleo bruto da Rússia pode aumentar ainda mais os preços do petróleo, que atingiram máximas de uma década nesta semana. "Também tem o potencial de encher os bolsos do presidente Putin , que é exatamente o que não estamos tentando fazer", disse Psaki. A economia da Rússia é fortemente dependente de petróleo e gás e muitas de suas empresas de energia são estatais.



Ainda assim, Biden disse que tudo está na mesa em termos de punir a Rússia. Os defensores do projeto disseram que isso afetaria apenas as exportações de petróleo da Rússia para os Estados Unidos e que os suprimentos dos EUA, Canadá e outros aliados poderiam substituir os barris russos sem aumentar os preços.



O senador democrata Chris Murphy, que não apoiou o projeto de lei Manchin-Murkowksi, disse que "este não é o momento" para o Congresso definir uma direção diferente da administração Biden . Murphy parecia apoiar a ideia na teoria de limitar as importações de petróleo russo , no entanto. "Ainda parece a coisa certa a fazer", disse ele a repórteres, acrescentando que qualquer movimento nessa direção deve ser feito em coordenação com a Europa.



O vice-conselheiro de segurança nacional da Casa Branca , Daleep Singh , disse na quarta-feira que o governo Biden está procurando reduzir o consumo de petróleo russo pelos EUA , mantendo o fornecimento global de energia. "Existem outros produtores no mundo que poderiam abastecer qualquer petróleo russo que não importamos", disse Singh à CNN.


Fernanda Ribeiro
Fonte: O Petróleo
Extraído de UDOP

MAIS

Notíciais Relacionadas