A Cristal Union da França produziu 1,5 milhão de toneladas de açúcar e 360 milhões de litros de álcool e etanol durante a campanha 2021/22, de um total de 13 milhões de toneladas de beterraba processada, informou nesta quarta-feira.
Isso em comparação com cerca de 10 milhões de toneladas de beterraba sacarina processada na temporada anterior, que foi devastada por ataques de pragas que causaram a doença amarela, disse.
O rendimento médio em 2021 foi de 89 toneladas de beterraba a 16 graus de açúcar por hectare, em comparação com a média francesa de 85,7 toneladas por hectare, segundo dados do Ministério da Agricultura em dezembro.
Apesar das geadas severas na primavera, a produção de beterraba açucareira se recuperou mais de 30% em 2021 em relação à safra de beterraba extremamente ruim do ano anterior.
A Cristal Union pagará aos seus cooperados um preço médio de 29 euros por tonelada de beterraba sacarina, acima dos 25,5 euros em 2020. Pretende chegar a 30 euros por tonelada a médio prazo.
"O grupo está confiante de que esse objetivo será alcançado, em um contexto de mercados aquecidos tanto para açúcar quanto para álcool/etanol", afirmou.
(Reportagem de Sybille de La Hamaide Edição de Mark Potter)
Fonte: Reuters