Curva de consumo do açúcar no mundo está mudando inclinação, estima Archer

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Curva de consumo do açúcar no mundo está mudando inclinação, estima Archer

27/05/2021

Compartilhe:

A curva de consumo do açúcar no mundo parece estar mudando, segundo estimativa da Archer Consulting, depois de números pífios nas últimas temporadas. Na safra 2019/20 (outubro-setembro), por exemplo, houve um recuo de 1,24% no consumo, mas que pode ser minimizado pelos 2,08% em 2020/21, totalizando 173,8 milhões de toneladas.

 

“Se compararmos o consumo global de 20/21 com a média dos três anos anteriores (verificamos um crescimento pífio de 0,21% trazendo preocupação em toda a cadeia do açúcar para os próximos anos. No entanto, notamos que a curva de consumo está mudando de inclinação”, destaca a Archer.

 

Esse cenário mais otimista, segundo a consultoria, pode ser explicado com umelhora da renda em países com consumo per capita crescente, aumentos de população, migração do consumo de xarope de milho para o açúcar, ainda que lenta, como nos Estados Unidos, além de potenciais novos países consumidores.

 

"Conservadoramente, a combinação desses fatores aponta para um crescimento no consumo mundial de açúcar de aproximadamente 1% ao ano nos próximos 6 anos, enxotando assim a visão desestimulante que tínhamos acerca do consumo em passado recente", disse a consultoria em relatório.

 

A estimativa da Archer é de que na safra 2026/27 o consumo de açúcar no mundo chegue a 184,4 milhões de t, mais de 6% acima do que os níveis atuais, sendo a Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Irã os principais responsáveis por esse incremento na demanda global pelo adoçante.

 

"A população indiana deve crescer 1% ao ano nos próximos seis anos, passando dos atuais 1,35 bilhão de habitantes para 1,43 bilhão (superando a China) e o consumo per capita passa – segundo nosso estudo – dos atuais 21.2 kg per capita por ano para 22".

 

Fonte: Notícias Agrícolas

MAIS

Notíciais Relacionadas