Czarnikow: O mercado de açúcar refinado está com pouco suprimento

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Czarnikow: O mercado de açúcar refinado está com pouco suprimento

16/02/2021

Compartilhe:

Não há muito açúcar refinado disponível para entrega no vencimento futuro de março de 21. Acredita-se que pelo menos uma casa comercial está, portanto, comprando as posições vendidas antes do vencimento.

 

Isso significa que o spread H / K tem se fortalecido, dando ao mercado de açúcar mais amplo uma sensação mais positiva.

 

 

O mercado de açúcar refinado está com pouco suprimento

Achamos que o mercado de açúcar refinado está com pouco suprimento no primeiro semestre de 21; a demanda supera a oferta disponível. A oferta parece estar no seu ponto mais apertado entre agora e maio e, portanto, esse período de restrição coincide com a janela de indicação de março / abril para o vencimento dos futuros de março de 21.

 

A escassez de oferta segue safras ruins na Tailândia e na UE, as duas principais origens de açúcar refinado de baixo custo no mundo. O aperto está concentrado no curto prazo em parte porque a demanda spot de açúcar refinado do Sudão tem sido muito boa; acredita-se que eles poderiam consumir até 700 mil toneladas de açúcar refinado no H1'21.

 

Além disso, os embarques de contêineres ao redor do mundo ainda estão sendo interrompidos pelos efeitos indiretos dos bloqueios da COVID em 2020: a escassez e os atrasos de contêineres continuam sendo problemáticos em muitos portos. Origens de açúcar refinado que têm acesso a contêineres estão, portanto, sendo incentivadas a embarcar por fortes valores físicos, reduzindo ainda mais o fornecimento de carga fracionada para o vencimento.

 

Esse é o caso da Tailândia, onde os prêmios refinados em contêineres são $ 50 acima dos futuros; quem abriria mão desse tipo de retorno para entregar contra o vencimento do futuro?

 

 

Quem poderia entregar?

Acredita-se que o vencimento será dominado pelo fornecimento de breakbulk indiano. Os portos indianos foram fortemente afetados pelo congestionamento causado pela falta de contêineres disponíveis. Isso reduziu a capacidade dos refinadores de enviar açúcar refinado.

 

Como vimos no passado, seus refinadores costeiros estão felizes em usar o No.5 para direcionar seu fluxo de exportação; a entrega é uma forma de garantir que haja um comprador para o açúcar.

 

Como as entregas nº 5 são para remessa fracionada, a entrega pode ajudar a reduzir o impacto da falta de contêiner.

 

A saída de açúcar bruto das refinarias costeiras tem sido forte, então elas devem ser capazes de fornecer um grande volume, talvez cerca de 200 mil toneladas.

 

Os estoques de açúcar refinado da CS Brasil em fevereiro são os maiores em cinco anos. Portanto, se o spread H / K permanecer forte, achamos que algum açúcar brasileiro CS poderia ser entregue. É improvável que a NNE Brasil entregue, no entanto, uma vez que seus estoques de refinados estão baixos devido à forte venda nesta temporada.

 

Este também é o caso na América Central; a maior parte do açúcar refinado da região já foi comprometida.

 

A Guatemala entregou a maior parte de seus refinados contra o contrato de dezembro de 20 (234 mil toneladas ou 4.610 lotes).

 

Se os receptores quiserem mais açúcar do que a Índia ou o CS Brasil podem comprometer, poderemos ver o volume entregue de refinadores de pedágio como Dubai ou Argélia.

 

No entanto, os preços dos refinados teriam de encorajar essas refinarias a desistir dos embarques em contêineres que atualmente oferecem grandes prêmios. Nesse caso, o spread H / K e o prêmio do branco precisariam se fortalecer ainda mais antes que o contrato expirasse.

 

Receptores - Short Squeeze

Acredita-se que uma ou mais casas de negociação podem estar procurando comprá-las no mercado futuro. Grande parte do comércio agora está em alta e pode haver receptor (es) para mais de 500 mil toneladas.

 

Esta tonelagem pode ser contra as fortes vendas regionais na região do Oceano Índico. O número de contratos em aberto continua mais alto do que nos anos anteriores, o que significa que ainda há muitos contratos por fechar.

 

Após a expiração, pensamos que o estresse atual no mercado de refinados começará a diminuir. A maior parte do estoque sudanês terá sido despachado e esperamos que os problemas com contêineres comecem a diminuir.

 

No entanto, até que as próximas safras da Tailândia e da UE comecem a acontecer no final de 2021, as opções de fornecimento de refinado permanecerão limitadas.

 

 

Fonte: Czarnikow

MAIS

Notíciais Relacionadas