Czarnikow vê queda nos preços do etanol no Brasil nas próximas semanas

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Czarnikow vê queda nos preços do etanol no Brasil nas próximas semanas

19/03/2021

Compartilhe:

Com a colheita da safra 2021/22 no Brasil cada vez mais próxima, inclusive com trabalhos já iniciados em algumas usinas, a trading inglesa Czarnikow vê possibilidade de queda nos preços do etanol nas próximas semanas. Apesar disso, a mudança na diretoria da Petrobras segue sendo acompanhada.

 

"Estamos no período de entressafra e os baixos estoques de etanol estão ajudando a manter os preços altos. A tendência é que eles caiam nas próximas semanas, com o início da nova temporada no Brasil", destacou em relatório a trading inglesa.

 

Os preços do etanol hidratado têm oscilado nos últimos dias em cerca de R$ 2,90 o litro, sem frete e impostos, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP). Isso é cerca de US$ 15,80 c/lb em uma base com o preço do açúcar bruto nº 11 na Bolsa de Nova York.

 

Os preços dos combustíveis no Brasil têm registrado altas seguidas neste início de 2021 acompanhando o petróleo no cenário internacional, com repasses seguidos que são feitos pela Petrobras. Em meio esse cenário, o governo decidiu trocar o comando da empresa.

 

O mandato do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, terminaria neste sábado (20). Porém, a equipe do executivo seguirá no comando da estatal até a realização de uma Assembleia-Geral Extraordinária (AGE) de destituição prevista para o dia 12 de abril.

 

Na assembleia, deverão ser eleitos os novos conselheiros, incluindo o general Joaquim Silva e Luna, escolhido por Bolsonaro para assumir a presidência.

 

"No momento, a grande incógnita é qual será o caminho que a Petrobras tomará quando o novo presidente entrar em ação. Até agora, a empresa se ajustou de acordo com os preços internacionais, mesmo após a mudança do CEO ter sido determinada por Bolsonaro", disse a Czarnikow.

 

Mesmo com uma mudança na política de preços da Petrobras, a trading não vê impacto significativo no mix de produção das usinas brasileiras em 2021/22. "A estratégia já está definida com o máximo de açúcar e acreditamos que a maioria das usinas do CS Brasil já fixou preços de mais de 80% do açúcar". 

 

Fonte: Notícias Agrícolas

MAIS

Notíciais Relacionadas