O Departamento de Justiça dos EUA disse na terça-feira que abriu um processo antitruste com o objetivo de impedir a US Sugar Corp de comprar a rival Imperial Sugar Co, um acordo que o governo disse que poderia elevar o preço do açúcar para as famílias, bem como de alimentos e fabricantes de bebidas.
O negócio, se for adiante, significaria que a US Sugar, dona e membro de uma cooperativa com outras três empresas, e outra empresa, teria cerca de 75% das vendas de açúcar refinado no sudeste dos EUA, disse o departamento.
“A US Sugar e a Imperial Sugar já são empresas multibilionárias e estão buscando consolidar ainda mais uma já confortável indústria de açúcar”, disse Jonathan Kanter, o novo chefe da Divisão Antitruste do Departamento de Justiça.
As duas empresas costumam competir frente a frente para ganhar contratos com os clientes, disse o governo em sua reclamação de 27 páginas.
A US Sugar, no entanto, disse que o acordo protegeria os empregos americanos.
“Discordamos da decisão do Departamento de Justiça e pretendemos totalmente litigar essa questão”, disse a empresa em um comunicado. “Esta transação irá melhorar a logística da cadeia de abastecimento e não resultará em preços mais altos ou qualquer dano aos clientes e consumidores. Estamos ansiosos para apresentar nosso caso no tribunal. ”
O outro grande refinador de açúcar da região é a American Sugar Refining, que vende sob a marca “Domino”, disse o departamento.
A US Sugar anunciou em março que compraria a Imperial Sugar do trader de commodities Louis Dreyfus Co. O negócio vale cerca de US $ 315 milhões, disse o Departamento de Justiça.
A Imperial Sugar opera uma refinaria em Port Wentworth em Savannah, Geórgia, e uma instalação de transferência e liquefação de açúcar em Ludlow, Kentucky. Foi comprado pela Louis Dreyfus em 2012 por US $ 78 milhões.
Fonte: Reuters