O dólar abriu a sessão desta terça-feira (28) em alta. Às 9h10, a moeda norte-americana subia 0,60%, cotada a R$ 5,41. Na segunda (27), fechou com alta de 0,66%, a R$ 5,378.
Às 9h18, o Ibovespa futuro operava em queda de 0,66%, a 112.780 pontos.
Com as bolsas internacionais amanhecendo em queda, dólar alto e ata do Copom, a previsão da Guide Investimentos é de que o Ibovespa tenha dificuldades para se manter no positivo.
“Esperamos uma abertura de viés negativo para a bolsa local, que não deve conseguir se descolar da forte aversão ao risco com que as negociações abriram no exterior”, afirma o relatório da empresa.
BIS diz que moedas digitais dos Bancos Centrais podem facilitar transações internacionais
O BIS (Banco de Compensações Internacionais) afirmou que as moedas digitais dos Bancos Centrais têm o potencial de acelerar e facilitar as transações internacionais. A fala foi baseada em testes feitos pelo BIS em conjunto com quatro bancos centrais (Hong Kong, Tailândia, China e Emirados Árabes).
Segundo o relatório, as operações foram concluídas em segundos e podem trazer mais economia, já que os custos foram reduzidos pela metade.
Em ata, BC diz que ponderou aumento de juros em mais de 1 ponto percentual
O Copom (Comitê de Política Monetária) afirmou na ata, divulgada nesta terça, que ponderou um aumento de juros maior do que 1 ponto percentual, mas que chegou à conclusão de que o cenário de incertezas pedia a manutenção do ciclo de altas que já vinha adotando nas últimas reuniões.
Na semana passada, o colegiado elevou a Selic de 5,25% para 6,25% ao ano.
Bolsas internacionais abrem em queda nesta terça
Os principais índices acionários do mundo registraram queda na abertura desta terça. O índice Dax, de Frankfurt, operava em queda de 1,34%, a 15.365 pontos, na manhã desta terça. Em Londres, a bolsa também caía: o índice FTSE100 tinha queda de 0,45%, a 7.032 pontos. Outros índices europeus que começaram o dia em queda são CAC-40 (Paris) e Ibex 35 (Espenha).
Na Ásia, a maioria dos índices fecharam no negativo, influenciados por análises que reduziram as projeções de crescimento da China.
O índice japonês Nikkei caiu 0,19% em Tóquio, a 30.183,96 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 1,14% em Seul, a 3.097,92 pontos, e o Taiex registrou queda de 0,76% em Taiwan, a 17.181,44 pontos.
Já o índice Xangai, fechou em alta de 0,54%, a 3.602 pontos.
“O sentimento de maior aversão ao risco toma conta do mercado na medida em que passamos a acompanhar um novo movimento de forte abertura das taxas de juros nos EUA, com investidores na expectativa pelo início da retirada dos estímulos monetários no mundo desenvolvido em meio aos sinais de que a pressão sobre a inflação deve persistir por um período mais longo”, afirma a Guide Investimentos.
O mercado também está de olho na situação da Evergrande e nas crises energéticas na China e na zona do euro. “Este cenário, junto do nível de preços elevado que o mercado vinha praticando nas bolsas de economias desenvolvidas, derrubam as bolsas por promover uma perspectiva menos favorável no curto-prazo”, afirma a empresa.
Fonte: 6 Minutos / UOL