O dólar abriu esta quarta-feira (9) em alta de 0,58%, valendo R$ 5,1738. A moeda recupera a queda do último pregão, de terça-feira (8), quando era vendida a R$ 5,1498.
Ainda nesta manhã, às 09h03, o Ibovespa futuro operava em queda de 1,26%, cotado aos 116.330 pontos.
Na véspera, o índice futuro fechou o pregão no verde, com valorização de 0,99%, aos 117.815 pontos.
Mercados hoje
Política dita rumo dos mercados aqui e lá fora; veja o que esperar para o Ibovespa hoje
O Ibovespa segue atento ao cenário político, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Lá fora, a disputa pelo Congresso é acirrada entre republicanos e democratas. Por aqui, o mercado financeiro não gostou da equipe de transição econômica, apesar de o presidente eleito ter dado “uma no cravo e outra na ferradura”.
Há quem diga que Lula foi “muito inteligente” e um “gênio na política”, ao escolher dois economistas ortodoxos – no caso, alguns dos pais do Plano Real que manifestaram apoio ao petista, André Lara e Pérsio Arida – e dois heterodoxos – o ex-ministro Nelson Barbosa e o assessor econômico da campanha do PT Guilherme Mello.
O problema é que a estratégia mantém indefinido o rumo da política econômica, o que desagrada aos investidores. Com isso, o radar do Ibovespa segue em Brasília, onde Lula tem encontros importantes ao longo do dia. A começar pela conversa com o presidente da Câmara, Arthur Lira, prevista para as 10h.
Na pauta, estará a discussão sobre a PEC da transição, de modo a acomodar promessas de campanha no Orçamento de 2023. Na sequência, o futuro presidente tem encontros com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com os ministros Rosa Weber e Alexandre de Moraes.
Fonte: Olivia Bulla/ Money Times