O Ibovespa futuro abriu esta sexta-feira (17) em queda de 0,99%, cotado aos 111.060 pontos. Hoje, a temporada de resultados e mais discursos de dirigentes do Federal Reserve agitam o dia, porém sem forças para competir com a expectativa com o Carnaval.
A XP (XPBR31) tomba em Nova York desde ontem, a Vale (VALE3) reage ao terceiro maior lucro da história da B3 e o Fed deve manter o tom duro (“hawkish”), sustentando o hit de “juros mais altos por mais tempo”.
Ainda nesta manhã, o dólar operava em alta de 0,45%, cotado a R$ 5,2415. Na quinta-feira (16), a divisa era vendida a R$ 5,21.
Ontem, o dólar recuou frente ao real, em sintonia com o movimento no exterior, onde a moeda americana também perdeu força ante outras divisas de países emergentes e exportadores de commodities.
Mercados hoje
O Ibovespa (IBOV) hoje deve ter uma sessão tão esvaziada quanto a agenda econômica. Passados os ruídos em meio à queda de braço entre o presidente Lula e o Banco Central, os investidores só têm ouvidos para o samba vindo dos blocos de rua e do sambódromo.
É o carnaval que paralisa os negócios na B3 até as 13 horas da Quarta-feira de Cinzas. E não é apenas o Ibovespa que deve ter um ritmo arrastado hoje. Os mercados em Nova York também estarão fechados na próxima segunda-feira (20). Assim, o feriado nos Estados Unidos pelo aniversário de Washington tende a enxugar a liquidez até o fim do dia.
Ou seja, a bolsa brasileira terá apenas um pregão para se ajustar – no caso, o de terça-feira (21) – quando voltar aos negócios na semana que vem.
Fonte: MoneyTimes