O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (19) em alta de 0,14%, cotado aos 104.810 pontos. Em poucos minutos, o índice inverteu o cenário e passou a cair 0,27%, a 104.360.
Na véspera, o índice futuro fechou no vermelho, com desvalorização de 1,12%, aos 104.645 pontos.
Ainda esta manhã, o dólar subia 0,22, valendo R$ 5,3257, na abertura.
Na sexta-feira (16), o dólar era vendido a R$ 5,31. A moeda fechou o dia em queda, na contramão do exterior, em movimento que alguns investidores atribuíram a entraves na tramitação da PEC da Transição e da Lei das Estatais no Congresso.
Mercados hoje
Ibovespa (IBOV) só tem olhos para um lugar na semana antes do Natal
O Ibovespa (IBOV) inicia a semana do Natal de olho em Brasília, onde o noticiário político deve agitar o pregão nesta reta final do ano. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de retirar o Bolsa Família do teto dos gastos dias antes da votação da PEC da Transição na Câmara desfaz o espírito natalino na capital federal.
Com o Bolsa Família fora da regra fiscal, o ministro Gilmar Mendes abriu caminho para furar a resistência do Centrão em aprovar a proposta amanhã. Aliás, as cobranças do bloco de partidos comandado por Arthur Lira têm irritado o PT, que classifica os movimentos como “chantagem”.
Portanto, o que está em jogo é a governabilidade do governo e do presidente eleito a partir de 2023. Em campo, Centrão e PT travam uma disputa tão emocionante quanto a final da Copa do Mundo de 2022 entre Argentina e França no Catar. Ainda mais com os deputados aguardando a palavra final do STF sobre o orçamento secreto.
Com Olivia Bulla
Fonte: Money Times