Dólar emerge como melhor refúgio para investidores em meio a temores de paralisação do governo dos EUA

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Dólar emerge como melhor refúgio para investidores em meio a temores de paralisação do governo dos EUA

26/09/2023

Compartilhe:

O dólar prova mais uma vez que é o único refúgio que importa.

 

Os títulos do Tesouro estão desmoronando à medida que uma paralisação iminente do governo americano evidencia a visão de que a expansão fiscal dos EUA irá estimular mais emissões. Com o Federal Reserve determinado a manter as taxas de juro mais elevadas durante mais tempo, os investidores estão encontrando poucos lugares para se esconderem para além da moeda de reserva mundial.

 

A queda dos títulos soberanos dos EUA está, na verdade, estimulando a procura de dólares, ao ajudar a aumentar as taxas de juros que os compradores da moeda podem receber – e a mantê-las elevadas.

 

Os investidores enfrentam um terceiro ano consecutivo de perdas sem precedentes neste mercado, à medida que o mercado de US$ 25,5 trilhões de títulos do Tesouro é abalado por preocupações de liquidez, pela política cada vez mais restritiva da Fed, pelo aumento das emissões do governo dos EUA e pela volatilidade criada à medida que os investidores são forçados a abandonar grandes apostas em mercados futuros.

 

“O dólar americano é um porto seguro de alto rendimento e alto crescimento – uma combinação incomum e poderosa”, disse Andrew Ticehurst, estrategista de taxas da Nomura, em Sydney. “Esperamos que a força do dólar continue, impulsionada pelas divergências de crescimento, taxas mais altas e possíveis movimentos futuros de redução de risco.”

 

O Bloomberg Dollar Spot Index ampliou os ganhos na Ásia na terça-feira e subiu mais de 2% em setembro, enquanto as alternativas do mercado, como ações “mais seguras”, tiveram perdas de um modo geral.

 

Os títulos governamentais globais estão caindo em direção ao pior mês do ano, enquanto o iene japonês e o franco suíço caíram mais de 2%. O ouro também está em baixa. O Bitcoin conseguiu ganhos modestos, embora ainda tenha caído 14% neste trimestre.

 

Os yields dos Treasuries atingiram novas máximas em anos nesta terça-feira, com o rendimento de referência de 10 anos subindo para 4,56%. Na véspera, a agência de risco Moody’s disse que uma paralisação do governo dos Estados Unidos seria “negativa para o crédito”, pois destacaria a fraqueza da força institucional e de governança do país em comparação com outros governos, embora seu impacto econômico provavelmente seja de curta duração.

 

O iene caminha para a sua terceira perda anual consecutiva de mais de 10%, à medida que o Banco do Japão se apega a uma política monetária extremamente flexível durante uma onda de aperto global. O presidente do BC Kazuo Ueda redobrou este mês a sua posição mais branda, decepcionando os que projetavam alta do iene, uma vez que esperavam que fosse sinalizado um movimento no sentido de acabar com as taxas de juro negativas.

 

O índice Bloomberg de títulos governamentais globais caminha para o pior mês do ano, com uma queda de 2,9%.

 

 

Fonte: Bloomberg
Extraído de InfoMoney

MAIS

Notíciais Relacionadas