Dólar se fortalece no exterior com dirigentes do Fed negando mudança de postura

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Dólar se fortalece no exterior com dirigentes do Fed negando mudança de postura

06/10/2022

Compartilhe:

O dólar operava em alta no início das negociações europeias desta quinta-feira, após um alto dirigente do Federal Reserve alertar que o banco central americano não está nem perto de encerrar seu ciclo de elevação das taxas de juros.

 

Às 8:45 de Brasília, o índice dólar, que compara a moeda americana a uma cesta de seis divisas de economias avançadas, estava perto da estabilidade, a 111,41, após cair quase 3% na semana passada, quando chegou a tocar a máxima de 20 anos.

 

O presidente da sucursal do Fed em Atlanta, Raphael Bostic, afirmou que o ciclo de aperto da política monetária dos EUA ainda “está em seus primeiros dias”, alertando explicitamente contra uma aposta de virada de postura da instituição.

 

Apesar de os dados recentes “despertarem alguma esperança”, Bostic declarou que “o banco central americano ainda está totalmente focado no combate à inflação”.

 

Esse alerta ganhou ainda mais relevância após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, com destaque para a Rússia, agirem para alçar os preços da commodity, anunciando um grande corte de oferta a partir do mês que vem. Os preços elevados de energia têm sido uma das principais forças para a onda inflacionária mundial no último ano.

 

Bostic não foi o único dirigente do Fed a rechaçar especulações de uma mudança de postura do BC dos EUA. Mary Daly, presidente do Fed de São Francisco, teceu comentários similares em duas ocasiões somente nesta semana, apesar da forte queda nas aberturas de vagas de empregos, apontando para um arrefecimento do aquecido mercado de trabalho norte-americano.

 

Serão divulgados ao longo do dia de hoje mais dados referentes aos pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA, mas os números mais importantes serão apresentados na sexta-feira, com a divulgação do relatório oficial sobre o mercado de trabalho no país.

 

Na Europa, o euro se desvalorizava frente ao dólar, a 0,9862, após uma grande revisão para cima das encomendas industriais na Alemanha em julho, sugerindo que a economia da zona do euro continua sendo respaldada pela resolução de gargalos nas cadeias de suprimentos, apesar dos problemas envolvendo a alta dos preços de energia.

 

A libra esterlina também recuava frente à moeda americana, 0,69%, a 1,1249, diante de um discurso amplamente considerado como pouco convincente por parte da primeira-ministra Liz Truss, na quarta-feira, deixando muitas questões em aberto a respeito da sustentabilidade da sua política fiscal.

 

O zloty polonês, enquanto isso, continuava se enfraquecendo contra o dólar, após o Banco Nacional da Polônia surpreender o mercado, ao deixar sua taxa básica de juros inalterada em 6,75% em sua reunião mensal realizada na quarta-feira, rompendo uma sequência de onze altas consecutivas.

 

Fonte: Investing.com

MAIS

Notíciais Relacionadas