O dólar (USDBLR) sobe 0,25% na abertura desta quinta-feira (17), a R$ 5,0883, no primeiro pregão após o comitê de política monetária do banco central americano (Fomc) aumentar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual. No Brasil, a autoridade monetária aumento a Selic em 1 ponto.
Os mercados globais amanhecem mistos, com futuros do S&P subindo 0,5% e Europa registrando avanço de 0,2%. O Banco Central da Inglaterra também deverá subir a taxa básica de juros em 0,25% nesta quinta.
Na China, o índice de Hang Seng encerrou o pregão em alta de 7,0%, reverberando a postura de maior suporte aos ativos financeiros adotada pelo governo. Ações de tecnologia também seguiram como destaque na bolsa de Hong Kong: Alibaba (+12,5%), JD.com (+15,9%) e Meituan (+12,3%).
O petróleo tipo Brent recupera-se pela manhã, com avanço de cerca de 4%, acima de US$ 100 por barril, após relatório da Agência Internacional de Energia afirmar que o choque de oferta catalisado pelas sanções a Rússia deverá afetar a economia global e impulsionar ainda mais os preços de energia.
Fonte: Money Times