O dólar abriu o pregão desta segunda-feira (22) em alta. Por volta das 9h00, a moeda avançava 0,31%, a R$ 5,1860.
A moeda norte-americana fechou a sexta-feira (19) em queda de 1,05%, vendida a R$ 5,1669. Com o resultado, acumulou queda de 0,14% na semana.
Ainda nesta manhã, o Ibovespa futuro abria o dia em queda. Às 9h05, o índice desvalorizava 0,48%, cotado a 112,3 mil pontos.
Na véspera, o índice futuro fechou o pregão no vermelho, com queda de 2,76%, a 112.895 pontos.
Mercados hoje
O Ibovespa sucumbiu ao mau humor externo na última sexta-feira (19), com o rali do mercado de urso dando os primeiros sinais de esfriamento. E o clima mais hostil da semana passada continua nesta segunda-feira (22) com a aversão ao risco sendo atribuída à postura mais dura (“hawkish”) do Federal Reserve.
Daí então a importância do simpósio de Jackson Hole e o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, na sexta-feira. Até lá, os mercados têm motivos para agir com cautela, o que mantém o Ibovespa sob pressão. Ainda assim, a semana reserva alguns dados interessantes nos Estados Unidos, que podem colorir o tom que Powell adotará.
A rodada de indicadores econômicos nos EUA inclui dados sobre a atividade nos setores industrial e de serviços, além de números do mercado imobiliário, a revisão do PIB do segundo trimestre e o índice de inflação preferido do Fed, o PCE. Já no Brasil, o destaque fica com a prévia de agosto do índice de preços ao consumidor (IPCA-15), na quarta-feira.
Fonte: Money Times