Encomendas à indústria dos EUA caem em dezembro; remessas têm alta

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Encomendas à indústria dos EUA caem em dezembro; remessas têm alta

03/02/2022

Compartilhe:

As novas encomendas de produtos fabricados nos Estados Unidos caíram ligeiramente mais do que o esperado em dezembro, mas o reabastecimento de estoques pelas empresas continua sustentando a indústria.

 

O Departamento do Comércio disse nesta quinta-feira que as encomendas industriais caíram 0,4% em dezembro. Os dados de novembro foram revisados para cima para mostrar alta de 1,8%, em vez de 1,6%, como informado antes.

 

Economistas consultados pela Reuters projetavam queda de 0,2% das encomendas. Em 2021, elas aumentaram 16,9%.

 

A recomposição de estoques pelas empresas está apoiando a manufatura, que responde por 11,9% da economia dos EUA.

 

O investimento em estoque subiu a uma taxa anualizada ajustada sazonalmente de 173,5 bilhões de dólares no quarto trimestre, o segundo maior aumento trimestral já registrado.

 

A maioria dos economistas vê mais espaço para alta dos estoques, observando que os inventários ajustados à inflação permanecem abaixo do patamar pré-pandemia. Os índices de vendas para estoque também estão baixos.

 

Estoques contribuíram com 4,90 pontos percentuais para o ritmo de crescimento anualizado de 6,9% do quarto trimestre.

 

Em dezembro, houve queda nas encomendas de computadores e produtos eletrônicos e equipamentos de transporte. Mas as encomendas de maquinário, metais primários e produtos metálicos tiveram alta, assim como as de equipamentos, aparelhos e componentes elétricos.

 

As remessas de bens manufaturados subiram 0,4% em dezembro, após alta de 0,7% em novembro. Os estoques nas fábricas subiram 0,3%. Pedidos não atendidos tiveram alta de 0,5%, após ganho de 0,8% no mês anterior.

 

O Departamento do Comércio também informou que as encomendas de bens de capital não relacionadas a defesa, excluindo aeronaves, vistas como uma medida dos planos de gastos das empresas com equipamentos, aumentaram 0,3% em dezembro, em vez de ficarem inalteradas conforme relatado no mês passado.

 

Embarques do chamado núcleo de bens de capital, número usado para calcular os gastos empresariais com equipamentos no relatório do Produto Interno Bruto (PIB), aumentaram 1,3% em dezembro, conforme divulgado antes.

 

Gastos empresariais com equipamentos se recuperaram no quarto trimestre.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

 

Fonte: Reuters

MAIS

Notíciais Relacionadas