A trading Czarnikow elevou sua estimativa de superávit global de açúcar em 2023/24, de 200 mil toneladas projetadas no mês passado para 1,6 milhão de toneladas.
A estimativa de produção mundial foi aumentada em 1,3 milhão de toneladas em relação a dezembro, para 179,7 milhões de toneladas, o segundo maior volume já registrado, disse a Czarnikow em nota. Já a de consumo foi reduzida em 100 mil toneladas, para 178,1 milhões de toneladas.
O aumento da produção se deve principalmente às condições climáticas favoráveis no Centro-Sul do Brasil, que deve produzir 41,5 milhões de toneladas de açúcar nesta temporada, disse a trading. “Além disso, acreditamos que chuvas na segunda metade da temporada na Tailândia poderão aumentar os rendimentos da cana, e adicionamos 500 mil toneladas de açúcar à nossa projeção”, completa.
A estimativa de demanda, de 178,1 milhões de toneladas, representa aumento de 1,1% ante a temporada passada. “Isso significa que o consumo de açúcar está crescendo em linha com a população mundial e que o consumo per capita não está aumentando”, disse a Czarnikow.
Apesar da expectativa de superávit em 2023/24, a trading observou que o mercado de açúcar continua “extremamente frágil”. “O aumento da produção e dos estoques de açúcar ocorre em grande parte no Brasil, onde há restrições logísticas para enviar esse açúcar até onde ele é necessário no mercado mundial”, aponta.
Fonte: Agência Estado
Extraído de RPAnews