Mesmo depois de experimentar uma queda repentina na demanda devido à pandemia de COVID, a indústria de etanol dos EUA ainda teve um impacto significativamente positivo na economia em 2020, de acordo com o estudo anual de impacto econômico da indústria de etanol divulgado pela Renewable Fuels Association.
A análise econômica foi preparada para o RFA por John M. Urbanchuk, Sócio-Diretor da ABF Economics.
“Apesar dos efeitos disruptivos da pandemia, desafios econômicos e regulatórios em 2020, a indústria do etanol continuou a dar uma contribuição significativa para a economia em termos de criação de empregos, geração de receita tributária e deslocamento de petróleo e derivados de petróleo”, Urbanchuk escreve. “A importância da indústria do etanol para a agricultura e as economias rurais é particularmente notável”.
Em 2020, mais de 62.000 empregos nos EUA estavam diretamente associados à indústria do etanol, que sustentou 242.600 empregos indiretos e induzidos em todos os setores da economia. A indústria gerou US $ 18,6 bilhões em renda familiar e contribuiu com US $ 34,7 bilhões para o produto interno bruto nacional. Isso foi 19 por cento abaixo da contribuição do PIB de 2019, principalmente como resultado de menor produção e preços mais baixos.
“Embora a pandemia tenha criado enormes obstáculos para a nossa indústria em 2020, a resiliência dos homens e mulheres que trabalham no setor de combustíveis renováveis ??dos EUA brilhou”, disse o presidente e CEO da RFA, Geoff Cooper. “A indústria do etanol certamente não foi poupada da devastação que assolou toda a economia dos EUA em 2020, mas as mais de 200 biorrefinarias de etanol do país continuaram a fornecer empregos bem remunerados em inúmeras comunidades rurais. E esses trabalhadores essenciais fizeram mais do que produzir combustível renovável e ração para gado em 2020 - eles também fizeram desinfetantes matadores de vírus e o gelo seco usado para enviar milhões de doses de vacinas que salvam vidas ”.
Fonte: RFA (Renewable Fuels Association)